PRODEB LANÇA EDITAL PARA MODERNIZAR FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO

O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado, edital para contratação de solução de comunicação colaborativa para integrar as ferramentas de e-mail, agenda e contatos do estado, em substituição ao Expresso, atual ferramenta utilizada por órgãos e secretarias que já não atende às novas necessidades de comunicação, além do alto custo de manutenção e operação do sistema.

Uma das principais características da nova solução visa garantir uma maior integração e disponibilidade das informações através da internet e por meio de dispositivos móveis, permitindo seu uso com a maior abrangência possível.

A Prodeb analisou as propostas das duas maiores empresas do mercado que oferecem soluções integradas de comunicação corporativa – Google e Microsoft –, a fim de avaliar as funcionalidades exigidas para o Estado, e optou pela Microsoft, por oferecer maior vantagem na relação custo/benefício.

Apesar de as duas empresas oferecerem soluções semelhantes que atendem às necessidades inicialmente requeridas pela Prodeb, a Microsoft apresentou o menor preço e a oferta de outras soluções e ferramentas adicionais de interesse da administração pública. Com isso, o Estado garante maior segurança da informação, confidencialidade e pacotes de escritório. A solução apresentada pela Microsoft disponibiliza, ainda, a versão online do pacote Office, sem custo adicional para o Estado.

Além destes benefícios, um dos critérios adotados pela Prodeb na decisão final levou em conta a segurança e o armazenamento da informação. A Microsoft possibilita o armazenamento de dados por nuvem híbrida, ao contrário do Google. Ou seja, o tráfego de informações ocorre parte nos domínios da Prodeb e parte em domínio público, a depender da classificação estratégica da informação. Assim, as contas que estiverem no Data Center da Prodeb só dependem da rede governo para funcionar e não da internet.

Outra vantagem da Microsoft é que as contas armazenadas em nuvem pública estarão guardadas em data centers no Brasil, o que possibilita tratar os dados com base nas leis brasileiras.