SETOR AUTOMOTIVO LANÇA ASSOCIAÇÃO COM INCENTIVO DO SEBRAE



Barreiras - Empresários do setor automotivo de Barreiras, Oeste da Bahia, estiveram presentes na última terça-feira, 15, no lançamento da Associação de Apoio ao Setor Automotivo do Oeste da Bahia (Automotiva). O objetivo da associação é representar e defender os interesses do setor. A ideia da criação surgiu durante a participação dos empresários do segmento nos encontros empresariais do Sebrae Mais, realizado em março deste ano.


O vice-presidente da associação, Josenildo Roque, explica que a intenção da associação é promover encontros entre os empresários para relatar exemplos de cooperação entre empresas, fusão empresarial e conquista de mercado. 


“Queremos com isso situar sobre a realidade atual dos negócios e buscar formas de fortalecer o segmento em nosso município”, disse. O empresário está há 15 anos à frente da empresa Roquecar Centroautomotivo, atualmente ele tem 20 colaboradores que atuam na manutenção preventiva e corretiva de automóveis.Durante o coquetel de lançamento, que reuniu 115 empresários, foram pontuadas algumas necessidades e possíveis soluções de problemas que o setor vem enfrentando. “Falta de mão de obra qualificada, baixa lucratividade, alto custo operacional, descarte dos resíduos sólidos, normativas e aumento da inadimplência são alguns dos problemas que ainda enfrentamos”, completou o presidente da associação, Jesumar Moreira de Jesus, da empresa Auto Peças Vitória.

Estatuto da Automativa


Fundada no dia 07 de maio, com sede em Barreiras, a Automotiva já conta com 21 empresas associadas e teve a adesão de mais 50 empresários durante o evento. De acordo com o estatuto, a associação terá número ilimitado de associados estabelecidos na região, mesmo com filiais em outros estados. A associação tem a finalidade de representar os interesses dos seus membros e terá duração por prazo indeterminado.


Para o gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso, esse foi um importante passo dos empresários pois fortalecerá o associativismo econômico. “Com essa iniciativa, estrategicamente o Sebrae está contribuindo para a competitividade do segmento e não de uma empresa isoladamente. Precisamos elevar o nível de gestão, tecnologia e inovação do setor. Entendemos que através da Automotiva alcançaremos esse objetivo”, destacou.