BAIANÓPOLIS: CONHEÇA A TRADIÇÃO DA "FESTA DA BONECA"

Foto: Ascom Baianópolis
Criada há muitos anos, a entrega da boneca marca o final da festa de carnaval e já um anúncio da Festa de sábado de Aleluia, uma vez que, não se tinha o hábito de realizar festas durante a quaresma (período que vai da quarta feira de cinzas até o domingo de ramos), nem durante a semana santa.

Sem conta dos anos, numa terça de carnaval jovens mulheres entregaram uma boneca para uma personalidade da cidade para que a cuidasse até o sábado de aleluia. 


Com esta simbologia, no dia combinado, realizariam uma festa para recolher a boneca, evento que ficou então conhecido como “Festa da Boneca”. Com o passar do tempo, os caretas e mascaradas focaram responsáveis por escolher, a cada ano, novas pessoas, do meio político, cultural, estudantil ou mesmo do anonimato, que tivessem o tino para a organização de festas, a quem pudessem confiar a boneca.


Os escolhidos deste ano, foram o Secretário de Saúde João Vicente Neto e Osvaldo da Policia Civil, serão os organizadores da "Festa da Boneca 2016", escolhidos pelos caretas, mantendo a tradição. para  organizar a Festa da Boneca, no sábado de Aleluia, que será dia 26 de março.


O primeiro a receber a boneca, onde deu inicio a esta tradição, por coincidentemente foi o avô do secretário de saúde, que também se chamava João.

Organizadores anteriores

Vereador Ivar Bidin (Dote) e Eric Gamalieu em 2014;
Jorge dos correios em 2015;
 


Texto: Eric Gamaliel
Edição: José Carlos Brito