CENTRO DE AQUICULTURA DA CODEVASF EM XIQUE-XIQUE(BA) REALIZA PEIXAMENTOS E FORNECE ALEVINOS PARA MARCAR DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Como forma de marcar o Dia Mundial da Água (22 de março), foram realizadas, ao longo do mês de março, diversas atividades de repovoamento e fornecimento de alevinos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.

Técnicos do Centro realizaram, com a participação da população local, a soltura de cerca de 80 mil alevinos das espécies nativas Curimatã pacu e Curimatã pioa nas margens do rio São Francisco. Além disso, foram fornecidos 200 mil alevinos de Curimatã e tilápia (Oreochromis niloticus) para associações e pequenos produtores da região. Entre os municípios beneficiados estão Xique-Xique, Barra, Barreiras, Barro Alto, Central e Sento Sé.


“Essas ações constituem objetivos prioritários dos centros de aquicultura da Codevasf, que fortalecem a cadeia produtiva do pescado, assegurando uma fonte adicional de proteína animal às comunidades ribeirinhas do Velho Chico, minimizando, assim, o esforço de pesca sobre o mesmo”, explica Charles Fabian, chefe do Centro, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.