INAUGURADO LABORATÓRIO ESCOLA DE ANÁLISES CLÍNICAS DO CURSO DE BIOMEDICINA DA FASB







A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (10) o Laboratório Escola de Análises Clínicas do curso de Biomedicina. A coordenadora do curso, Dayanne Menezes, ministrou a aula sobre esterilização de materiais para os acadêmicos do 3º semestre inaugurando oficialmente as instalações. O Laboratório Escola de Biomedicina da FASB disponibiliza uma estrutura composta de equipamentos como microscópios, estufa de esterilização, autoclaves, cabines de segurança biológica contadores de colônias, dentre outros.

“Além de apoiar as atividades acadêmicas, as novas instalações vão proporcionar o atendimento à prática laboral exigida pelo curso. Futuramente, também poderemos utilizar as instalações para que os nossos acadêmicos façam as análises clínicas em prol da comunidade”, acredita Dayanne Menezes. A acadêmica Carolaine Conceição Souza, 19, está ansiosa pelos estágios curriculares que serão desenvolvidos no Laboratório. “Temos a segurança de que vamos ter o desenvolvimento da prática dentro da própria faculdade”, afirma.

Esta estrutura se une aos laboratórios de Química e Bioquímica II e Análises Microscópicas, inaugurados em agosto do ano passado, que já vem sendo utilizados para as atividades acadêmicas do curso de Biomedicina para abordar na prática conteúdos de disciplinas como Microbiologia, Parasitologia e Biossegurança.

Leonardo Felipe Rodrigues, 17, está bastante satisfeito com as instalações do curso. “Será um diferencial para as atividades acadêmicas e vão nos apoiar em nossas pesquisas”, afirma ele, que conquistou no mês passado um prêmio em evento de Química com projeto desenvolvido na FASB intitulado "Reprodução do nematódeo Caenorhabditis elegans", que visa estudar a reprodução deste nematódeo frente à exposição ao Tálio.

Ao participar da solenidade de entrega das instalações, a vice-diretora acadêmica da FASB, Luciane Jóia, reforçou que os acadêmicos de Biomedicina da instituição contam com toda a estrutura exigida para uma ótima formação e desempenho no mercado de trabalho. “Temos aqui o que há de mais novo na área, com a mesma tecnologia utilizada em qualquer laboratório de análises clínicas. Esperamos que vocês [estudantes] façam deste laboratório uma rotina em suas atividades acadêmicas”, destaca.