POPULAÇÃO BUSCA ATENDIMENTO GRATUITO PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM BARREIRAS


A população com dúvidas ou dificuldades em encaminhar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) procurou no último sábado (9) o apoio dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Durante toda a manhã, eles estiveram de prontidão para orientar e encaminhar as informações para Receita Federal de forma gratuita para os interessados que compareceram na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras (Sindsemb), na praça do Coreto.

Atendida pelo terceiro ano consecutivo pelo projeto, a coordenadora pedagógica, Larissa Pereira de Oliveira, 31, saiu mais uma vez satisfeita e com a missão de declarar o imposto de renda cumprida. “Além da confiança de que estou fazendo certo, é um serviço gratuito”, justifica. Já a servidora municipal, Nélia Pereira da Conceição, 40, procurou a ação pela primeira vez. “No ano passado, acabei pagando um contador. Este ano fiquei sabendo do atendimento e trouxe toda a documentação para eles me ajudarem. Estou bastante agradecida”.

Em seu primeiro ano no projeto, a acadêmica do 5º semestre de Contábeis, Gilvânia Ramos, 35, diz que vai sair mais experiente depois da ação. “Antes de passar disto, não sabia como declarar, e hoje, já posso ajudar outras pessoas”. Ao atuar desta vez como monitor, Valtério de Queiros da Silva, 25, explica que esta é a segunda vez que atua na ação. “Como trabalho durante a semana, aproveito oportunidades de estágio oferecidas pela própria faculdade para aperfeiçoar a minha formação”. Integram todo o projeto, 60 acadêmicos do 5º semestre e 8 monitores do 7º semestre coordenados pelos professores de Ciências Contábeis da FASB, Leandro de Carvalho Brito e Ginda Emerick.

Serviço / A população interessada em declarar o imposto de renda terá uma nova oportunidade no próximo sábado (16) a partir das 8h na sede do Sindisemb, na praça do Coreto, em Barreiras. Os interessados deverão levar o informe de rendimento das fontes pagadoras, despesas dedutíveis em saúde e educação do titular e dependentes, xerox da habilitação, ou CPF e RG, além da declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Devem obrigatoriamente declarar, até o dia 29 de abril, os contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015.