Passado o período da colheita, chega a vez de comercializar os grãos produzidos. Pensando nisso, foi oferecido aos alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural, da Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, o curso extracurricular de classificação de grãos. Com duração de quatro dias, a formação é totalmente prática e tem foco nos grãos de soja e milho. O objetivo é fornecer aos participantes o conhecimento técnico necessário para auxiliá-los no momento da comercialização da safra, tornando-os avaliadores.
O curso é ministrado pelo engenheiro agrônomo da Aiba e classificador oficial homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vinicius Sampaio. “Com o conhecimento, eles poderão certificar ou discordar desse diagnóstico, podendo definir preço e valorizar o produto na hora da venda”, explicou.
O Jovem Aprendiz Mauro Serpa conta que não acreditava que pudesse fazer um curso tão específico. “Pensei que nunca teria acesso a esse universo, pois achava que fosse algo muito caro, realizado com equipamentos específicos, mas vejo que o resultado exige mais de nós, da nossa percepção do que dos aparelhos em si. O curso é muito bom, requer atenção e prática. Sem falar que é mais um pontinho positivo no currículo”, avalia.