Barreiras: CMDCA elege representantes da sociedade civil organizada


Em assembleia realizada na segunda-feira, 14, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, ocorreu a eleição dos novos membros da sociedade civil organizada para o biênio 2020-2022 do Conselho. As Instituições habilitadas e eleitas pelo voto de seus respectivos representantes foram: Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região – AMA; Associação de Amparo ao Menor Carente – AMEC, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Lar Batista David Gomes e Lar Esperança Tia Ginja.

A Comissão Especial Eleitoral foi composta pelos membros: Samya Rodrigues, Rowsi Prado, Liduína de Souza e Neymar Mármore. Além dos representantes do poder público e da sociedade civil, também estiveram presentes acompanhando o processo eletivo, a secretária de assistência social e trabalho, Adriana Souza, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em exercício, Karlúcia Macêdo.

“Só teremos um país melhor quando nossas crianças e adolescentes estiverem protegidos integralmente, é dever de todos participarem nessa construção de um sistema de garantia de direitos”, disse a presidente do CMDCA.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o principal espaço para discussão e formulação das políticas de atenção à infância e adolescência no município. É um órgão paritário, composto por membros da sociedade civil e do poder executivo municipal, de caráter deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas ao atendimento à criança e ao adolescente.

“O CMDCA tem um papel fundamental pois é um órgão deliberativo e todos os membros são responsáveis para propor, refletir e debater qualquer questão sobre direitos humanos de crianças e adolescentes. Por isso, a participação da sociedade civil na composição do conselho é essencial”, destacou Adriana Souza, secretária de assistência social.