Além da alegria contagiante do Barreiras Folia que neste ano levou mais de meio milhão de foliões para os Circuitos Aguinaldo Pereira e Zé de Hermes, os cinco dias da festa de momo também foi oportuna para os integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis - 100 Agressão, que recolheram 4,5 toneladas de lixo reciclável durante a maior festa popular de rua.
Através da cooperação técnica entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Barreiras e Além São Francisco – 100 Agressão, foi possível que diariamente, os 30 catadores realizassem uma força-tarefa de coleta nos pontos de maiores fluxos nos dois circuitos, conforme os objetivos do Projeto Coleta Seletiva Barreiras Folia, em consonância ao Decreto Federal nº 10.936/2022.
Dentre os materiais coletados, foram destinados à reciclagem: latinhas, pets de água mineral e água de coco, além de plásticos de todos os tipos, tubos de espumas e papelão. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a parceria previu o apoio aos trabalhadores e garantiu geração de renda durante os dias de festa de materiais que deixaram de ir para o aterro sanitário.
Antes da festa, os catadores participaram de uma capacitação sobre a importância e o uso correto dos equipamentos e receberam um kit de EPI´s contendo chapéus, protetores auriculares, luvas de proteção contra agentes mecânicos, botinas e máscaras respiratórias. Além disso, foram oferecidas camisas de manga longa, crachás de identificação e sacos para acondicionamento do material coletado.
“O Barreiras Folia é um carnaval que reúne milhares de pessoas todos os dias, e consequentemente existe um grande descarte de latas e plástico nas ruas, então essa parceria com a Cooperativa 100 Agressão garantiu a retirada dos recicláveis, gerando assim renda para os catadores. Além disso, a Prefeitura destinou uma ajuda de custo de R$ 100,00 por dia, alimentação, equipamentos de segurança, de identificação, e o Ecoponto localizado próximo aos dois circuitos, para a entrega e separação do material coletado. Ficamos satisfeitos também com esse retorno positivo para todos”, destacou Demósthenes Júnior.