Parceria, planejamento e estratégias para protocolos de manejo das queimadas no Oeste da Bahia foi pauta da reunião entre a Prefeitura de Barreiras e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), nesta manhã de terça-feira,14. O encontro reuniu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior; o secretário de Planejamento e vice-prefeito, Emerson Cardoso; o coordenador do Prevfogo Bahia, Denilson Barbosa de Oliveira; o chefe da unidade técnica do Ibama Barreiras, Reber Miranda e o analista ambiental do Ibama Salvador, Airton Grande.
Apresentando o cenário e ações da brigada do PrevFogo Barreiras, o coordenador estadual Denilson traçou uma retrospectiva de ações dos brigadistas, reforçando a importância da parceria com a Prefeitura, que contribui para monitoramento, redução dos riscos de incêndios e reflorestamento.
“Estamos numa área de acesso geográfico atendendo toda região Oeste, estados do Goiás, Piauí e Tocantins. Mas nossa brigada está pronta para atender qualquer lugar do Brasil, quando mobilizada. Nossa meta com essa reunião é traçar estratégias para o calendário 2023, porque sabemos da incidência de incêndios e queimadas na região, e precisamos desse apoio da Prefeitura, dos órgãos ligados ao meio ambiente e também da população”, disse o coordenador estadual do PrevFogo.