Saúde Humanizada em Barreiras: Pacientes do Programa de Glaucoma recebem atendimento trimestral e entrega de colírios


Dando continuidade às ações do Programa de Glaucoma, a Secretaria de Saúde de Barreiras iniciou nesta manhã de quinta-feira (27) e estende até sábado (29), o atendimento e acompanhamento trimestral dos pacientes inscritos no programa do município e da macrorregião Oeste. O acolhimento acontece no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, seguindo o cronograma de agendamentos que inicia atendendo os 480 pacientes de Barreiras previamente confirmados junto às 48 unidades de saúde da sede e da zona rural.


No local, os pacientes passam pela triagem e exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho; paquimetria ocular que mede a espessura da córnea e a campimetria ocular que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. Depois, é a vez da consulta com o oftalmologista especialista em glaucoma, e, finalmente, o atendimento com a farmacêutica que faz a entrega dos colírios e orientações para uso e manuseio no período de três meses.


Esperando o exame ocular, Dona Suzete Bento, 67 anos, elogiou a ação e o atendimento em sua terceira consulta. “Resido no bairro Morada da Lua e pela terceira vez estou sendo acompanhada pela equipe do Programa Glaucoma, que além dos exames, ainda nos fornece o colírio e explica direitinho como usar. Só tenho a agradecer porque tive muito medo de perder minha visão”, relatou.


O coordenador do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, Alessandro Souza, e a Apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado, estão acompanhando os atendimentos agendados para esta quinta-feira (27) e manhã de sexta-feira (28) para os pacientes de Barreiras, e tarde de sexta (28) e durante o sábado (29) para os pacientes da região.


“O atendimento e avaliação oftalmológica são fundamentais para o acompanhamento da evolução do tratamento dos pacientes. Agendamos os atendimentos em turnos. Nesta quinta-feira e manhã de sexta-feira serão atendidos os 480 pacientes de Barreiras e na tarde de sexta-feira e sábado, os pacientes dos municípios pactuados”, explica a Apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado.


Glaucoma – Doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode provocar lesões no nervo óptico, podendo levar à cegueira quando não tratado adequadamente. Conforme orientação da Atenção Básica do Município, os pacientes devem observar as datas do atendimento, tendo em mãos no ato da avaliação seus documentos pessoais e o cartão do SUS.