A parceria firmada desde 2020, entre a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação e o 4º Batalhão de Engenharia de Construção - General Argolo (4º BEC) para o desenvolvimento das atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), resultou nesta sexta-feira (30) na formatura de 40 estudantes participantes. Os estudantes são da Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, contemplada com a proposta da prática de esporte e de atividades, que visam à educação integral, à disciplina e à consolidação de valores.
A entrega dos certificados integrou a cerimônia comemorativa aos 51 anos de instalação do 4º BEC em Barreiras, prestigiada pelo prefeito Zito Barbosa, que ao lado do Tenente Coronel Erivelton Kosciureski, comandante do Batalhão e do presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, fez a entrega dos certificados de participação para os estudantes. “Esta proposta merece todos os nossos aplausos, porque além de motivar os estudantes à prática do esporte, fortalece a importância dos vínculos familiares, sociais e de cidadania. É uma parceria onde todos ganham, mas, principalmente as crianças e jovens participantes, porque estão sendo preparados para o futuro. Nossa gratidão a todos os envolvidos nesse projeto, de modo especial a direção escolar, coordenadores, professores e demais profissionais que nos ajudam a cuidar do futuro de Barreiras, que são as nossas crianças”, destacou o prefeito.
O programa funciona nas dependências do 4º BEC no contraturno escolar, duas vezes na semana. Os estudantes recebem reforço escolar, participam de atividades físicas, orientações sobre disciplina e refeições de qualidade nutricional, uma vez que a alimentação saudável é um dos critérios fundamentais do programa. “Esse programa nos enche de orgulho, porque é visível a evolução destas crianças que chegaram aqui tímidas e já demonstram notável evolução. Então, é uma alegria para o 4º BEC contribuir de forma tão presente e concreta com a sociedade de Barreiras, preparando estas crianças que no futuro estarão no comando desta cidade”, avaliou o Tenente Coronel.
Sobre o Profesp - O Programa é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalidade, promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis, além de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares em todo o território nacional.