Em Wanderley, Governo da Bahia e Embasa entregam expansão de sistema de água tratada


Durante solenidade na noite da última sexta-feira (28), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entregou a obra de expansão do sistema de abastecimento para atender novas localidades da zona rural de Wanderley, no oeste do estado. Por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), foram investidos, com recursos próprios, um total de R$ 129,6 mil para garantir água tratada do rio São Francisco para atender 70 famílias que moram nos povoados de Itapira, Lagoa do Tió e Lagoa do Américo.


Durante a solenidade, que também abrangeu a entrega dos novos prédios da delegacia territorial e do pelotão da Polícia Militar, e a reforma do hospital municipal, o governador reforçou o histórico de investimentos na área de saneamento em Wanderley. “Atendemos uma demanda histórica em Wanderley com a construção de um sistema de abastecimento para trazer água doce do rio São Francisco. Hoje, continuamos o foco do trabalho pensando na saúde da nossa gente”. Em mais essa etapa de expansão do atendimento, foram implantados 9,7 mil metros de tubulação entre rede distribuidora e ramais prediais compreendendo a ligação da sede do município até as localidades rurais beneficiadas.


Nascida em Lagoa do América, Zuleide dos Santos, 51, já está recebendo água doce na sua casa, onde mora com o esposo e a mãe. “Estamos realizando o nosso sonho de ter essa água do São Francisco. A que chegava, além de ser salgada, sempre acabava”. Anilton Pereira de Souza, 47, está concluindo a encanação para puxar a água da porta para atender a família. “Esta água é diferente, é boa para beber, tomar banho e lavar a roupa”, fala, comparando com a água salobra do poço que atende a localidade. Edite Gaspar de Sousa, 71, também é só emoção ao relembrar os momentos de dificuldade em ter acesso à água potável. “Já subimos para a caixa d'água e estamos felizes em ter água na nossa porta”.


Esta nova extensão de rede, segundo o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, está alinhada à política de universalização da empresa. “Depois do início da operação do novo sistema de abastecimento na sede de Wanderley, com água captada do São Francisco, já investimos R$ 573,3 mil para levar água, ao longo dos últimos anos, para mais de 2 mil pessoas na zona rural, em localidades como Aroeiro do Oco, Boqueirão, Cadete, Olhos D´Água e Pernambuquinho. A Embasa atende 100% da sede de Wanderley com água tratada, abrangendo cerca de 3,5 mil imóveis atendidos.