Primeira inauguração de 2023 do Fundesis entrega Circuito Sensorial Inclusivo na Apae


A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizou a primeira inauguração do edital nº 01/2023 do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), na manhã desta terça-feira (22), quando foi realizada a entrega do ‘Circuito Sensorial Inclusivo para Pessoas com Deficiência’, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barreiras (Apae), resultado da doação de produtores rurais do Oeste da Bahia.


O Circuito Sensorial Inclusivo para Pessoas com Deficiência é um equipamento pedagógico que irá facilitar o desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva do público atendido pela instituição, formado atualmente por 80 alunos com deficiências intelectuais e múltiplas.


“O Fundesis já contemplou mais de 200 mil pessoas no Oeste baiano, e para nós produtor rural, é uma sensação maravilhosa, estar mais uma vez acompanhando e ver esse dinheiro sendo investido com responsabilidade para o bem de instituições como esta, fazendo a diferença na vida de pessoas”, revelou o diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp.

Em comemoração à ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, alunos da entidade abrilhantaram o momento com uma apresentação alusiva ao tema ‘Inclusão começa na família’. “Agradeço a Aiba e ao Fundesis por essa parceria que apoia uma causa tão nobre que beneficia nossos projetos e contribui para a inclusão de nossos alunos”, agradeceu o presidente da Apae, Marcos Lira.


Pela quarta vez o Fundesis beneficia a Apae que em editais anteriores já investiu na sede da instituição, a exemplo da construção de Sala da Saúde e dos vestiários para a piscina. “São recursos bem aplicados e a Apae há anos desenvolve esse trabalho social em projetos de inclusão, tendo como parceiro o Fundesis. Parabenizo a cada um da diretoria da instituição e da Aiba, e nós do BNB estamos felizes em fazer parte desta história e contribuir para a realização desses projetos”, concluiu o gerente geral do BNB de Barreiras, Romildo Nascimento.

A entrega simbólica contou ainda com a presença dos diretores, de fruticultura, Márcio Oliveira, de Proteína Animal, Mário Mascarenhas, da coordenadora de projetos sociais, Aléssia Oliveira, do produtor rural David Schmidt, diretoria, professores e alunos da Apae.