Manutenção de estradas no oeste é tema de audiência com produtores na Seagri

Foto: Divulgação

Representantes de três entidades que reúnem produtores rurais do oeste da Bahia estiveram, nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) para reforçar a necessidade de investimentos dos governos Estadual e Federal na ampliação e manutenção da malha rodoviária na região. O grupo foi recebido pelo secretário Wallison Tum e pelo chefe de gabinete, Luiz Rezende.

De acordo com o secretário Tum, fruto de uma articulação entre os governos Estadual e Federal, foram disponibilizados 35 milhões de reais, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para serem aplicados na melhoria de estradas que servem, sobretudo, para escoar a produção de grãos e frutas do oeste baiano, como as vias do Alto Horizonte, em Luís Eduardo Magalhães, e da Linha Branca, em Correntina.

“Fizemos todo o projeto das estradas, protocolamos no Ministério da Agricultura e na Secretaria Estadual da Infraestrutura e viemos solicitar o apoio do nosso secretário Tum no destravamento dessa pauta, que é muito importante e muito cara para todos que produzem na Bahia, em especial no oeste baiano”, explicou o presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi.

De acordo com o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luis Bergamaschi, o objetivo, com a disponibilização desse montante, é entregar a base e a sub-base das estradas do Alto Horizonte e da Linha Branca para, no próximo ano, o terreno estar apto a receber o asfalto, seguindo o cronograma definido pelo Programa Patrulha Mecanizada, que é gerenciado pela Aiba. Também participaram da reunião representantes da Associação dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão (Aprup).

Fonte: Ascom/Seagri