Parceria entre a Embasa e o Instituto Caturama promoveu a atividade educativa.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Instituto Caturama promoveram mobilizações educativas para o descarte correto do óleo de cozinha usado. As ações ocorreram na última quinta-feira (10) na Escola Municipal da Santa Luzia, e na terça-feira (8), na Escola Municipal Alcyvando Liguori II, onde foram implantados novos pontos de coleta do projeto “Se Ligue no Óleo” em Barreiras, no Oeste da Bahia. De forma lúdica, por meio de palestra e jogos educativos, professores e estudantes se aprofundaram mais sobre os riscos de contaminação no despejo do óleo na pia da cozinha.
Para possibilitar as primeiras coletas no novo ponto implantado, a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, explica que houve uma mobilização prévia com os estudantes para que trouxessem o óleo de cozinha usado de casa para a doação. “As escolas abraçaram o projeto e as crianças se envolveram, transformando-se em agentes de difusão do Se Ligue no Óleo, recomendando que familiares e amigos evitem descartar o óleo usado na pia e separando para a reciclagem”, afirma.
Para o diretor do Instituto Caturama, Franco Porto, este tipo de ação na escola é fundamental para possibilitar que mais pessoas conheçam o projeto e saibam sobre os malefícios da contaminação das águas dos rios com o óleo jogado na rede de esgotamento sanitário. “O objetivo do projeto é implantar a coleta seletiva do óleo residual de frituras que tem grande potencial de contaminação no meio ambiente e pode ser utilizado na produção de sabão artesanal”, afirma.
Os estudantes que participaram da mobilização foram presenteados com a publicação “Gosto muito de te ver, Oleozinho”, direcionada ao público infantil como uma estratégia de sensibilização para a reciclagem do óleo usado. O livro foi lançado oficialmente em maio pelo Instituto Caturama, durante a 6ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), e, com o apoio da Embasa, vem sendo distribuído nas escolas de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães em atividades educativas do projeto Se Ligue no Óleo.