Ibotirama: Feira Saúde Mais Perto é adiada por causa das fortes chuvas

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Prevista para acontecer a partir desta sexta-feira (26), em Ibotirama, a Feira Saúde Mais Perto foi adiada por causa das fortes chuvas que atingem o município.

“Com a chuva de hoje não temos condições de fazer os atendimentos previstos, pois tem muita água correndo nas ruas e na estrutura montada. Em reunião com a coordenação da Saúde Mais Perto, decidimos suspender o atendimento desta sexta-feira. Será avaliada a possibilidade da feira ser realizada no sábado e domingo, a depender das condições climáticas”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que nesta sexta (26) cumpre agendas na cidade.

“Pedimos que o público fique em casa, a realização da feira Saúde Mais Perto está assegurada. Domingo, segunda ou terça-feira, quantos dias forem necessários, essa foi a determinação do governador”, recomendou a secretária da Saúde, Roberta Santana, reforçando que apesar do adiamento da feira, a população será atendida no momento oportuno, com segurança.

Feira Saúde Mais Perto

Montada na Praça Ives de Oliveira, a feira contará com oferta de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-x e exames laboratoriais, triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, além de triagem e encaminhamento para cirurgias de catarata e para limpeza de lentes dos que já fizeram a cirurgia.

A população terá acesso ainda a atendimentos odontológicos, exame preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.

Para acessar os serviços, basta apresentar cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar requisição médica.

A feira de saúde já esteve em 21 municípios desde o começo de 2023 e 336.182 mil atendimentos já foram registrados desde a primeira edição. Para 2024 estão previstas mais 500 ações de saúde itinerante.

Moradores do município e região também terão acesso a serviços do SAC móvel como a primeira e segunda via da carteira de identidade e CPF.

Fonte: Bahia.ba