CYNTHIA REZENDE TOMA POSSE COMO GOVERNADORA EM EXERCÍCIO DA BAHIA

Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, assumiu, interinamente, o cargo de Governadora do Estado na manhã deste sábado, 11. A posse aconteceu em ato no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A magistrada ocupará o cargo durante 10 dias, em razão da ausência do Governador Jerônimo Rodrigues, que estará em viagem institucional na Europa.

O nome da desembargadora foi consagrado à função devido a uma viagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Europa, onde passará 10 dias. Naturalmente, a transmissão de cargo passaria para o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que não pode ser alçado em razão da sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador.

O próximo na linha sucessória é o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Menezes, que optou por não assumir o cargo, pois a esposa dele, Denise Menezes, concorrerá à Prefeitura de Campo Formoso, no norte do Estado. A Constituição Federal, no artigo 14, parágrafo 7º, declara inelegível o cônjuge de Governador ou de quem o haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito. 

Com isso, a Desembargadora Maria Pina Resende, na qualidade de Presidente do Tribunal de Justiça, é quem herda o posto interinamente.