MORADORES DO SANTA LUZIA RECEBEM DOCUMENTO OFICIAL DE REGULARIZAÇÃO DE SEUS IMÓVEIS
A noite desta quinta-feira (9) foi de alegria e emoção no bairro Santa Luzia. Centenas de moradores compareceram ao evento promovido pela Prefeitura de Barreiras para receber o documento oficial da regularização de seus imóveis. Desta vez, o Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI) por meio do Projeto Morar Legal, regularizou 773 imóveis em parceria com o Núcleo de Regularização do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF), e do Cartório de Registros de Imóveis do 1º ofício.
O documento traz legitimidade jurídica ao proprietário e esse sentimento de pertencimento foi demonstrado pela moradora Sufia Cerqueira “É uma emoção muito grande, porque eu tinha um sonho de ter o documento da minha casa, e hoje chegamos a esse momento, por isso, minha gratidão a todos esses profissionais da Prefeitura de Barreiras que proporcionaram esse momento ímpar em minha vida”, disse ao receber o título de seu imóvel.
Da mesma alegria, compartilhou o morador Almiro da Silva que mora há 30 anos no bairro. “Esse documento significa a certeza de que eu sou proprietário juridicamente de minha casa, sabemos que um imóvel sem documento, ele não vale nada, por isso, agradeço muito essa gestão por nos presentear com essa titularização. Hoje, de fato, é um dia memorável para todos nós”, disse emocionado.
O ato solene contou com a presença do prefeito Zito Barbosa; do juiz de direito e diretor do Fórum Tarcilo Vieira de Melo, Dr. Maurício Barra; presidente do NRI e procurador do município, Túlio Viana; vice-presidente do Núcleo e secretário de Educação, Jeferson Barbosa; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; vereadores Teteia Chaves, Otoniel Teixeira, Hipólito dos Passos, também da oficial interina do Cartório do 1º Ofício de Registros de Imóveis e Hipotecas, Pâmela Lisnner; coordenador geral do NUREF, Igor Pinheiro; secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira e equipes do NRI.
Conforme o procurador geral do município e presidente do NRI, dentre os princípios do Projeto Morar Legal, os moradores recebem o título de proprietários legalizados totalmente gratuitos por meio da Regularização Fundiária Urbana (REURB), deixando o imóvel regular com valorização de mais de 30% em relação ao seu valor venal. Com esse documento em mãos, o proprietário passa a ter possibilidade de financiar, atualizar o cadastro imobiliário e, principalmente, ter ainda mais segurança jurídica.
“Hoje estamos retornando a este importante bairro, completando a regularização do Santa Luzia 1. Com mais essa entrega alcançamos a marca de mais de oito mil imóveis regularizados, o que coloca Barreiras em primeiro lugar na Bahia em regularização de imóveis, e que coloca a Capital do Oeste, proporcionalmente, em um dos primeiros municípios do Brasil em regularização de imóveis. Esse é o projeto que tem o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça e que é a representação de mais dignidade para os moradores da nossa cidade”, ressaltou Túlio Viana.
O prefeito da Capital do Oeste compartilhou do momento externando sua alegria em poder celebrar com as essas famílias do Santa Luzia, mais uma conquista do Projeto Morar Legal, que tornou Barreiras referência na Bahia em regularização de imóveis.
“A todos quero dizer da minha alegria e emoção de estar nesta noite compartilhando desse momento, e por isso mesmo, eu quero agradecer imensamente ao nosso Deus por esta oportunidade de regularizar mais 773 imóveis aqui no bairro Santa Luzia em nosso município. Esse Projeto, coordenado pelo NRI, busca não somente regularizar os imóveis de Barreiras, mas também, fomentar ações positivas como dignidade e cidadania. Dessa maneira, quero agradecer toda equipe do NRI, a parceria do Tribunal de Justiça, Cartório de Barreiras e o apoio da Câmara de Vereadores neste trabalho que tem transformado a vida de milhares de famílias, e o carinho de todos esses moradores”, destacou Zito Barbosa.
Atualmente, equipes do Núcleo seguem avançando com coleta de informações e demais etapas da regularização nos bairros Vila Rica, Vila Amorim, comunidade Arraial da Penha, Cascalheira, Centro e Vila Brasil.