PROGRAMA DA ABAPA PROMOVE INTERAÇÃO DE ESTUDANTES COM O AGRONEGÓCIO DENTRO DA BAHIA FARM SHOW

  


Muito além da vitrine e palco para grandes negócios, a Bahia Farm Show é a oportunidade de quem vive na cidade se aproximar da realidade no campo. Neste sentido, o programa educacional Conhecendo o Agro, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), montou um espaço interativo no galpão coberto, no Centro de Treinamento da entidade, para recepcionar as crianças e adolescentes que estudam nas escolas parceiras para conhecer de perto as modernas tecnologias e a importância da produção agrícola sustentável do oeste da Bahia.

Nos cinco dias de feira agrícola, encerrada no sábado (15), o projeto recepcionou cerca de 700 crianças e adolescentes vindos de caravanas de toda a região, como Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Wanderley, além de Luís Eduardo Magalhães, cidade que sedia a Bahia Farm Show. No estande do Conhecendo o Agro, eles receberam brindes, participaram de uma atividade de perguntas e também puderam fazer uma viagem de avião pelas terras do cerrado, com óculos de realidade virtual.

“Diminuir as distâncias entre o campo e a cidade, esse é o principal objetivo do programa, que se desenvolve há cerca de cinco anos, e que neste período mobilizou mais de 126 mil estudantes, 3,4 mil professores e 467 escolas da rede pública e privada de ensino do oeste da Bahia”, explica Mayara Rodrigues, assistente pedagógica da Abapa. Além do estande, os estudantes trazidos pelo projeto participaram de uma visita guiada e percorreram os estandes com muitas tecnologias com as grandes máquinas, drones e áreas de demonstrações de culturas agrícolas, como a soja, algodão e o milho.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, é com muita alegria que a entidade recebe estas crianças e adolescentes, e muitos, pela primeira vez, estão conhecendo as tecnologias utilizadas no campo e o que os agricultores têm feito para produzir de forma sustentável.

“Pudemos conversar com estes estudantes, que acabam vendo a agricultura com um novo olhar, sabendo que o que eles comem e vestem vêm da terra e que existe toda uma preocupação em produzir grãos e a fibra com qualidade técnica para plantar com mais eficiência e com a preocupação ambiental. Ficamos felizes em proporcionar essa grande aventura do agro dentro da Bahia Farm Show”, afirma.