No último sábado (13), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu um workshop de formação pedagógica que reuniu 300 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores pedagógicos e secretários de educação dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Jaborandi, no oeste da Bahia. O evento destacou a importância do agronegócio na região e proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o setor.
Douglas Fernandes, gerente do Programa Conhecendo o Agro da Abapa, destacou a relevância do evento. “O workshop de formação pedagógica do Conhecendo Agro tem sido uma grande oportunidade de levar para dentro das escolas temas e discussões que, por vezes, não são tratados de forma técnica. Hoje, aqui, os professores e coordenadores estão tendo a oportunidade de perceber o quanto o agro está conectado com o nosso cotidiano”, afirmou. Ele também ressaltou a importância de expor os educadores às novas tecnologias do setor, como simuladores virtuais e de aviação agrícola, além de equipamentos agrícolas modernos.
Cida Abreu, coordenadora pedagógica de Jaborandi, compartilhou sua experiência com o programa Conhecendo o Agro, que já está em seu quarto ano no município. “Essas formações pedagógicas que a Abapa vem oferecendo têm contribuído muito para compreendermos não só o funcionamento do agro, mas também as oportunidades que ele proporciona ao nosso município. Pessoas que fizeram cursos oferecidos pela Abapa hoje estão empregadas em fazendas, o que tem sido muito positivo para a nossa comunidade”, explicou Cida.
Juliana Segato, gerente de ensino da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, também destacou a importância da parceria com o programa. “Essa parceria é bem importante para nós, porque torna a temática do agronegócio mais conhecida e estudada, trazendo mais oportunidades tanto para nossos estudantes quanto para a comunidade em geral. Os encontros de formação são essenciais, pois nos dão acesso a novas ferramentas e conhecimentos, permitindo que coloquemos em prática na sala de aula o que aprendemos aqui”, comentou Juliana.
A coordenadora pedagógica Leonídia Aires, da Escola Municipal Santa Luzia, de Barreiras, destaca a importância de conhecimentos sobre o agronegócio chegarem até os professores e estes, por sua vez, levarem para a sala de aula. “Os professores precisam assimilar e conhecer estas informações para se tornarem multiplicadores e, de maneira significativa, repassar estes conhecimentos para os alunos, com as devidas adaptações para as faixas etárias das crianças. Esses encontros possibilitam esta disseminação de informações”, disse.
O Programa Educacional Conhecendo o Agro conta com a participação de 11 municípios neste ano de 2024: Cocos, Jaborandi, Rosário (distrito de Correntina), Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Baianópolis, Cristópolis, Wanderley, Angical, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia.
Fonte: Assessoria de imprensa Abapa