PROGRAMA CONHECENDO O AGRO MARCA PRESENÇA NOS DESFILES CÍVICOS DE CIDADES DO OESTE BAIANO
A equipe do Programa Educacional Conhecendo o Agro, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou das comemorações da Semana da Pátria em cinco cidades da região oeste da Bahia, integrando os desfiles cívicos promovidos pelas prefeituras. Em cada cidade, alunos das escolas participantes do programa tiveram um papel de destaque, reforçando a importância do agronegócio no desenvolvimento da região.
No dia 6, véspera dos desfiles oficiais, a participação foi no Centro Educacional Maria Cardoso, em Luís Eduardo Magalhães, com o mascote 'Emilho' animando os alunos. Também em Roda Velha, município de São Desidério, o mascote Dão esteve ao lado de 40 alunos do Colégio Estadual Miguel Moreira de Carvalho. Já no Dia da Independência do Brasil, estudantes de instituições de ensino vinculadas ao Programa Conhecendo o Agro desfilaram em pelotões especiais, celebrando o 7 de Setembro com entusiasmo. Os alunos e professores se apresentaram uniformizados com camisetas do programa e bonés da Abapa, reforçando a presença do setor agropecuário nas comemorações.
Os mascotes ‘Dão’, ‘Feijoão’ e ‘Emilho’, também participaram ativamente dos desfiles, acompanhando as escolas. Em Barreiras, Dão acompanhou 36 alunos da Escola Municipal Octávio Mangabeira Filho; e em Luís Eduardo Magalhães, marcou presença com 10 alunos da Escola Municipal Cezer Pelissari. Já em Baianópolis, o mascote Emilho desfilou com 25 alunos da Escola 31 de Março, enquanto em Jaborandi, o mascote Feijoão participou ao lado de 12 alunos da Escola Pio XII.
O coordenador pedagógico da Escola Municipal Cezer Pelissari, Aguinaldo Braga, ressaltou a importância da parceria com a Abapa. “Este ano firmamos uma colaboração que tem sido muito positiva, com a promoção de cursos, como o de informática, e o apoio em projetos da escola, além de atividades ligadas ao agronegócio. Essa troca é extremamente relevante também para o desenvolvimento social.” A diretora daEscola Municipal Octávio Mangabeira Filho, Maria Neuma de Araújo Almeida, destacou o foco ambiental do desfile. “A participação dos nossos alunos no desfile cívico, representando o Programa Conhecendo o Agro, é fundamental para ressaltar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente nas atividades do setor agro, especialmente do algodão. Recebemos 100 mudas de árvores para distribuir, o que contribuirá para a melhoria do meio ambiente da nossa cidade.”
Programa Conhecendo o Agro - A iniciativa da Abapa proporciona uma experiência educacional, conectando os alunos à realidade do agronegócio na região oeste da Bahia. Os participantes têm a oportunidade de aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis, inovações tecnológicas e as ações socioambientais que fazem parte do setor. Ao final de cada ano é realizada a premiação para alunos, professores e escolas participantes, como forma de incentivar e estimular iniciativas que conectem o setor agrícola ao dia a dia das pessoas. As inscrições para o Prêmio Conhecendo o Agro estão abertas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (13) junto às secretarias de educação dos municípios.