Por Catiane Magalhães
Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) nº 013/2024 que dispõe sobre a regulamentação da realização de feiras e exposições itinerantes e temporárias de vendas de produtos e mercadorias no município de Barreiras.
Essa foi a segunda vez que o projeto encaminhado pelo executivo foi para votação na Câmara, já que alguns vereadores pediram mais tempo para apreciar a matéria, que estabelece condições justas e concorrência leal entre comerciantes de fora e empresários do município.
A aprovação foi comemorada pela classe empresarial barreirense, representada por entidades como CDL e Aceb, que participaram da sessão ordinária na noite desta terça-feira (19) e acompanharam a votação. O presidente da CDL, Geovani Zorzo, que ao longo da semana realizou reunião com alguns parlamentares a fim de defender a proposta, definiu o resultado como uma vitória para o comércio de Barreiras.
“Agora teremos uma fiscalização maior por parte da prefeitura, o que garante arrecadação para o município e segurança para os consumidores. E o mais importante: um ambiente igualitário para nós que pagamos impostos, geramos empregos e movimentamos à economia local”, avaliou.
Na sua opinião, se o projeto não passasse na Câmara os prejuízos para o comércio barreirense poderia ser incalculáveis, culminando no fechamento de alguns estabelecimentos e, consequentemente, no aumento da taxa de desemprego.
Além dos vereadores e empresários, a Secretária de Indústria e Comércio, Moriá Hummel, também acompanhou a votação, manifestando o seu apoio. Agora, o projeto volta para as mãos do prefeito para ser sancionado e entrar em vigor.