NOVEMBRO AZUL: CAPACITAÇÃO MÉDICA REFORÇA CUIDADO COM A SAÚDE MASCULINA EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES


Na terça-feira, 5 de novembro, 25 médicos dos postos de Saúde da Família (PSF’s) de Luís Eduardo Magalhães participaram de uma capacitação voltada à saúde masculina. Ministrado pelo urologista Dr. Caio Borduque, o treinamento faz parte da campanha Novembro Azul e foi organizado pela Secretaria de Saúde.

O destaque do mês será um dia de atendimentos voltado a saúde do homem, que acontecerá no dia 22 de novembro na Policlínica Municipal, localizada no bairro Santa Cruz. A iniciativa contará com atendimento em diversas especialidades médicas, reforçando o foco na saúde masculina.

O Secretário de Saúde, Pedro Henrique Ribeiro, destacou a importância da campanha e do planejamento por trás do Novembro Azul. “Novembro Azul é um mês que nós voltamos a atenção para a saúde masculina e isso é muito importante. Tem que ter um planejamento. Qual é o nosso objetivo? Fazer com que finalizemos o mês com um Dia D para a saúde masculina, tendo uma estratégia durante todo o mês. Trouxemos o urologista Dr. Caio Borduque para capacitar os médicos da atenção básica, aqueles que estão nos postos de saúde, para que possam coletar exames ao longo do mês. No Dia D, esses exames serão avaliados pelo especialista, que fará os encaminhamentos necessários. Isso permite que tenhamos uma ação contínua e bem estruturada, contemplando o mês como um todo e qualificando nossos profissionais para lidar com a saúde masculina”, disse o Secretário.

Dr. Caio Borduque, instrutor da capacitação, ressaltou a amplitude da campanha Novembro Azul, que vai além da conscientização sobre o câncer de próstata. “O Novembro Azul é um mês de conscientização da saúde masculina como um todo, abrangendo também o câncer de testículo, depressão, ansiedade e até taxas de suicídio. A importância da capacitação é preparar os médicos da Atenção Básica para que eles saibam identificar quando é necessário encaminhar o paciente para o urologista, quais exames são indicados, e, principalmente, como tratar o paciente diretamente no posto de saúde. Quanto mais os médicos souberem, mais efetivo será o tratamento”, concluiu Caio.

A capacitação se alinha à estratégia da Secretaria de Saúde em proporcionar qualificação contínua aos profissionais da Atenção Básica, integrando especialistas de diversas áreas para garantir um atendimento de qualidade e focado nas necessidades da população de Luís Eduardo Magalhães.