PACIENTES DO PROGRAMA DE GLAUCOMA DE BARREIRAS REALIZAM EXAME DE CAMPO VISUAL
Entre os dias 25 e 28 deste mês, mais de 600 pacientes cadastrados no Programa de Glaucoma de Barreiras estão sendo atendidos para a realização do exame de campimetria ocular, também conhecido como exame de campo visual. O procedimento, que é indolor e pode ser realizado de forma computadorizada ou manual, tem como objetivo analisar o campo visual do paciente e identificar possíveis alterações na visão.
Os atendimentos estão sendo realizados na ML Medicina Laboratorial – Clínica Médica e Oftalmológica, localizada na Rua Anísio Teixeira, 482, no bairro São Miguel. Para garantir o atendimento, é fundamental que os pacientes compareçam munidos de documentos pessoais, Cartão do SUS e comprovante de residência.
De acordo com Ari Donizeti, coordenador da Atenção Primária, o exame faz parte do cuidado contínuo oferecido aos pacientes inscritos no Programa de Glaucoma. “Esse é mais um atendimento realizado em 2024 aos pacientes inscritos no Programa de Glaucoma, que recebem acompanhamento ininterrupto por parte das equipes médicas e de enfermagem. Vale lembrar que qualquer pessoa que tiver suspeita desta doença deve procurar uma unidade de saúde para ser avaliada e receber o tratamento adequado, caso precise”, reforça Donizeti.
O glaucoma, uma doença oftalmológica causada pela elevação da pressão ocular, não tem cura, mas pode ser controlado com acompanhamento médico especializado. Caso não seja tratado corretamente, o glaucoma pode levar à cegueira. Muitas vezes, a doença se desenvolve de forma silenciosa, sem apresentar sintomas por meses ou até anos. Em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde oferece acompanhamento sistemático aos pacientes, incluindo consultas regulares e a disponibilização de colírios, utilizados sob orientação médica, para o controle da pressão ocular.