
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, acompanhado do vice-prefeito, Túlio Viana, e da secretária de Saúde, Larissa Barbosa, realizou, em Salvador, uma visita técnica a uma central de bioimagem que administra 12 unidades hospitalares da Bahia, gerida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento do modelo, que já é implementado e avaliar a possibilidade de trazer essa experiência para o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, em Barreiras. Central, é referência em serviços de diagnóstico por imagem, como tomografias, ressonâncias magnéticas e raios-X.
Durante a visita, a comitiva pôde observar o trabalho dos médicos laudando exames em tempo real, além de conhecer os indicadores de qualidade que garantem agilidade e eficiência no atendimento, dividido em modalidades de urgência, ambulatório e eletiva. “Essa visita foi fundamental para entendermos como uma parceria público-privada pode otimizar processos e trazer resultados concretos para a população. A Bahia tem se destacado nesse modelo, e queremos adaptar essas experiências exitosas à realidade de Barreiras. Nosso foco é oferecer um serviço de saúde mais ágil e de qualidade para todos”, afirmou Otoniel Teixeira.
Larissa Barbosa, secretária de Saúde, reforçou a importância da visita para o planejamento da implantação de PPPs em Barreiras. “Fomos conhecer essa PPP com o objetivo de entender como essas empresas conseguem performar um trabalho de excelência, otimizando questões que, no âmbito do SUS, nós, enquanto gestores, temos muitas dificuldades. A ideia não é trazer a empresa, mas sim conhecer o funcionamento das PPPs e os resultados que elas trouxeram a partir do momento em que a parceria foi firmada. Estamos na fase de implantação da nossa PPP, e essa experiência será fundamental para adaptarmos o modelo à nossa realidade”, destacou.
Dircom, Prefeitura de Barreiras