
Na tarde deste domingo (23), quatro jovens perderam a vida por afogamento no distrito de Igarité, no município de Barra.
Segundo relatos de moradores, o incidente ocorreu por volta das 16h e envolveu membros da mesma família. Um tio das vítimas confirmou que os quatro corpos foram encontrados.
As circunstâncias exatas do ocorrido ainda não foram totalmente esclarecidas, mas testemunhas relataram que os jovens jogavam bola no Porto da Croa. Em determinado momento, a bola caiu na água, e um deles entrou para resgatá-la. Ao começar a afundar, os demais tentaram ajudar, mas acabaram sendo arrastados, resultando na tragédia.
As vítimas - Ayxa Adrielle de Souza da Silva, 12, Jardielle Alves da Silva, 16, Davi Francisco dos Santos da Silva, 13, e Kaua dos Santos da Silva, 16 - brincavam às margens do Velho Chico quando uma bola caiu na água.
Testemunhas relataram a cena angustiante dos primos tentando se salvar mutuamente antes de serem tragados pela correnteza. O Corpo de Bombeiros alerta que o São Francisco, especialmente nesta época de calor intenso, esconde correntes subterrâneas e variações bruscas de profundidade que pegam até banhistas experientes de surpresa.
A Prefeitura de Barra lamentou as mortes e disse que os quatro adolescentes estudavam na rede municipal da cidade. "Neste momento de imensa dor, compartilhamos o luto e a tristeza dessa perda irreparável. Que Deus conceda conforto e força a todos que sofrem com essa tragédia".
Em Angical, outro drama: dois adolescentes de 15 e 16 anos desapareceram nas águas do Rio Grande, no povoado de Cupins, no domingo (23). Após intensa busca, um dos corpos foi encontrado. As operações para localizar o segundo jovem foram interrompidas pelo cair da noite mas foram retomadas nesta segunda (24).
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), em Barreiras, segue realizando buscas. Uma moradora viu o momento que os jovens submergiram e tentaram resgatá-los, sem sucesso.
Os bombeiros deslocaram-se imediatamente para o local e iniciaram as buscas por terra e na água, ainda na tarde de domingo. Por volta das 16h, do mesmo dia, os bombeiros militares, com o apoio de um pescador, encontraram o corpo de um dos adolescentes, que estava a aproximadamente 20 metros do ponto inicial do desaparecimento.
A equipe de resgate realizou a retirada do corpo e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais. A 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (84ª CIPM) também esteve no local para garantir a segurança da área.
As informações são do portal Velho Chico News e Jornal Correio da Bahia