A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (31), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Barreiras. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social como uma política pública de proteção social e de resistência diante das desigualdades. A programação segue até esta sexta-feira (1º).
O encontro é promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, e reuniu representantes da sociedade civil, usuários dos serviços socioassistenciais, gestores e profissionais da rede, além de autoridades locais e convidados especiais.
Participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito Túlio Viana, representando o prefeito Otoniel Teixeira, a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Gomes da Cruz, o secretário municipal de Esporte, Balthazar Guimarães, o secretário de Finanças, Marden Lucena, o professor Romão Jorge Dornelles, da Universidade de Brasília (UnB), e Ailena Julie, representante do Conselho Estadual de Assistência Social.
Em sua fala de acolhimento, a secretária Ivanete Bastos destacou a importância da participação ativa dos usuários e profissionais do SUAS na construção de uma política pública mais justa e eficaz. “Celebramos os 20 anos de uma política de luta. O SUAS é um dever do Estado e um direito de todos. Estar aqui hoje, com tantas vozes unidas, é reconhecer que todos os dias são dias de luta. Espero que todas as proposições construídas nesta conferência se tornem ações efetivas”, afirmou.
O vice-prefeito Túlio Viana reforçou o compromisso da gestão municipal com a agenda da assistência social. “Esta conferência cumpre um papel fundamental ao levar aos mais altos níveis os debates relacionados à proteção social. Queremos assegurar que toda a nossa equipe de governo estará atenta às propostas aqui discutidas para que sejam implementadas e garantam mais dignidade a um mundo ainda tão desigual”, disse.
Coube à presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Gomes da Cruz, declarar aberta oficialmente a conferência. “Este é um espaço de escuta, de proposição e de construção coletiva. Que hoje possamos propor com coragem, ouvir com atenção e, com união e compromisso, avançar”, afirmou.
A programação contou ainda com palestra magna da professora Ailene Julie, leitura e aprovação do regimento interno, além de uma intensa agenda de debates nos grupos de trabalho, com foco nos eixos temáticos da conferência. As discussões e propostas elaboradas nos GTs serão apresentadas na plenária final, marcada para a manhã desta sexta-feira (1º), seguidas pela eleição dos delegados que representarão Barreiras na etapa estadual da conferência, rumo à Conferência Nacional.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom/Prefeitura de Barreiras