A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (30) mais uma formação continuada voltada a profissionais que atuam no atendimento direto a estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades nas escolas da rede municipal.
O evento, organizado pelo Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Especializado (CEFAEE), reuniu mais de 500 auxiliares educacionais, com atividades realizadas nos turnos da manhã e da tarde.
Esses profissionais desempenham um papel fundamental no apoio a crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental I e II, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes que necessitam de atendimento especializado. Atualmente, a rede municipal de ensino atende 1.920 alunos com deficiência intelectual, visual, física, transtornos do espectro autista (em diferentes níveis de suporte) ou com altas habilidades.
Para a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Educação, Eliene Fernandes, a formação é parte essencial da política educacional do município. “A iniciativa busca qualificar ainda mais o atendimento a esses estudantes, garantindo que eles tenham o suporte necessário para aprender e se desenvolver”, destacou.
A formação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar do CEFAEE, composta por três psicólogos e dois técnicos especializados, que abordaram desde aspectos teóricos sobre inclusão e acessibilidade até situações práticas vivenciadas nas unidades escolares. O encontro também serviu como momento de avaliação e troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido nas salas de aula.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras
Esses profissionais desempenham um papel fundamental no apoio a crianças e adolescentes da educação infantil e do ensino fundamental I e II, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes que necessitam de atendimento especializado. Atualmente, a rede municipal de ensino atende 1.920 alunos com deficiência intelectual, visual, física, transtornos do espectro autista (em diferentes níveis de suporte) ou com altas habilidades.
Para a subdiretora de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria de Educação, Eliene Fernandes, a formação é parte essencial da política educacional do município. “A iniciativa busca qualificar ainda mais o atendimento a esses estudantes, garantindo que eles tenham o suporte necessário para aprender e se desenvolver”, destacou.
A formação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar do CEFAEE, composta por três psicólogos e dois técnicos especializados, que abordaram desde aspectos teóricos sobre inclusão e acessibilidade até situações práticas vivenciadas nas unidades escolares. O encontro também serviu como momento de avaliação e troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido nas salas de aula.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras