
Equipes técnicas de cinco municípios do oeste da Bahia se reuniram nesta terça-feira (26), em Luís Eduardo Magalhães, no encontro Conexão entre CAPS, voltado à troca de experiências e ao aprimoramento das práticas em saúde mental.
Promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o encontro aconteceu no auditório do Sindicato Rural e mobilizou mais de 50 profissionais da área, incluindo representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
A gerente de Saúde Mental e responsável técnica da RAPS da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Montalvão Ertal, destacou a importância do evento:
“Esse encontro tem uma relevância enorme, especialmente diante do cenário atual da saúde mental. Ele se torna um espaço de troca de saberes e experiências entre os profissionais que atuam diariamente nos CAPS, além de favorecer a construção de estratégias para a formação contínua desses trabalhadores. Tudo isso contribui para a promoção da saúde mental, garantindo acesso a um cuidado mais humanizado e especializado para pessoas em sofrimento psíquico intenso”.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas ao cuidado contínuo e humanizado em saúde mental. Luís Eduardo Magalhães conta com duas modalidades de CAPS:
O CAPS I – disponibiliza atendimento ambulatorial com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.
O CAPS AD – atende pessoas em sofrimento mental decorrente do uso de álcool e outras drogas. Funciona em horário comercial, com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogos, assistente social, enfermeiro e farmacêutico.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Secom, Prefeitura de LEM