FURTOS DE CABOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA PERSISTEM EM BARREIRAS


A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, registrou mais uma ocorrência de furto de cabos elétricos na madrugada de sábado (16). Por volta das 2h50, após denúncia, a guarnição da VTR 01 iniciou diligências nas proximidades da Câmara de Vereadores e localizou um dos suspeitos já em posse de sacos plásticos com fios furtados. O homem tentou fugir a pé ao receber voz de prisão e não foi detido, mas deixou para trás cerca de 20 quilos de cabos, que foram apreendidos e levados para a base da GCM. Parte do material já havia sido queimada no momento da abordagem.

Casos como este têm se tornado recorrentes em Barreiras, afetando diretamente a iluminação pública, a segurança viária e gerando altos custos de reparo. O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Tenente-Coronel Fábio Santana, destacou o esforço conjunto das forças de segurança e a importância da participação da população. “Nossas equipes estão em constante patrulhamento e contamos com o apoio das denúncias para coibir esse tipo de crime. Os furtos de cabos têm trazido prejuízos significativos, mas com a nova lei federal que endurece as penas, temos mais respaldo para responsabilizar os autores e combater com firmeza essas práticas.”

A concessionária Ilumina Barreiras, responsável pela manutenção da rede elétrica, informou que os furtos estão concentrados principalmente nas BRs 242 e 135. Segundo o responsável, Alan Pereira, cerca de 90% da iluminação da BR-242 já foi restabelecida, mas a BR-135 segue em apagão devido aos ataques constantes nos últimos 30 dias.

“Nossa prioridade tem sido a BR-242 por conta do intenso fluxo de veículos, pedestres e do comércio. Já conseguimos restabelecer quase toda a iluminação, mas a BR-135 continua completamente apagada. Iniciamos os reparos nesse trecho a partir do dia 17 de agosto. Seguiremos atuando em cooperação com a Prefeitura e as forças policiais para garantir mais segurança à população”, afirmou.

De acordo com a empresa, mais de 14 pessoas já foram detidas em operações recentes e as investigações continuam para identificar os receptadores dos materiais furtados.

O combate aos crimes ganhou reforço legal no fim de julho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.811/2025, que aumenta as penas para furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos que afetam serviços essenciais. Agora, esses crimes são considerados qualificados, com penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa.

A Prefeitura de Barreiras reforça o pedido de apoio da população. Denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos canais: WhatsApp (77) 99839-1616 ou telefone de emergência 153.

Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras