.jpg)
Na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, reuniu-se com representantes do Ibama/Prevfogo para discutir o fortalecimento das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no município. O encontro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, do coordenador estadual do Prevfogo, Denílson Barbosa, da supervisora estadual de Brigada, Danielli Santana, do chefe do escritório técnico regional do Ibama, Reber Miranda e do assessor Diego Ribeiro.
Durante a reunião, foram avaliadas iniciativas já realizadas em parceria, como a formação de brigadas voluntárias, exemplo da comunidade de Rio de Pedras, a recuperação de nascentes, o plantio de árvores em áreas degradadas, mutirões de limpeza do Rio Grande e atividades de educação ambiental em escolas e comunidades. Outros projetos, como a ampliação do Viveiro Municipal de mudas nativas do Cerrado e a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), também estiveram na pauta conjunta.
O município já disponibilizou espaço físico para a brigada do Prevfogo, com salas, dormitórios, refeitório e almoxarifado, estrutura que atende não apenas Barreiras, mas também cidades vizinhas e, quando necessário, outras regiões do país.
Segundo o coordenador estadual do Prevfogo, a cooperação com Barreiras tem sido estratégica para a preservação do Cerrado e deve ser consolidada com um Acordo de Cooperação Técnica. “Estamos em uma área de acesso geográfico que permite atender toda a região Oeste e até outros estados quando acionados. Para enfrentar a alta incidência de incêndios, precisamos da união entre Prefeitura, órgãos ambientais e comunidade”, afirmou Denílson Barbosa.
Na oportunidade, o prefeito Otoniel Teixeira destacou que a parceria tem evitado impactos ambientais relevantes e reforçou o compromisso do município em seguir melhorando as condições de trabalho para os brigadistas. “O trabalho do Prevfogo em Barreiras é essencial para a preservação do Cerrado e para a recuperação hidroambiental. Vamos ampliar essa cooperação, oferecendo cada vez mais estrutura para que esses profissionais desempenhem suas atividades com segurança e eficiência”, concluiu.