Na terça-feira (12), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, acompanhado da subsecretária Marisa Costa e do biólogo Valmir Dâmaso, realizou uma visita institucional à Liga da Ordem dos Bichos Órfãos – Lobo. A Ong atua há duas décadas em Barreiras com a missão de reduzir o número de animais em situação de rua, muitos deles vítimas de maus-tratos.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, mantém um Termo de Fomento com a instituição, que garante recursos para o pagamento de médicos veterinários e outros profissionais. Esse apoio viabiliza ações essenciais como tratamento, vacinação e castração de cães e gatos. Além da parceria com o município, a Lobo conta com o engajamento de empresas e colaboradores para manter um gatil e um canil. Atualmente, mais de 200 animais recebem cuidados diários na sede da Ong, enquanto aguardam adoção. Apenas em 2025, mais de 300 castrações foram realizadas, contribuindo para o controle populacional e a prevenção de doenças.
A presidente da Lobo, Virgínia Zanon, e a coordenadora Selita Hppers receberam a equipe da Secretaria. Emocionada, Virgínia ressaltou o impacto da parceria. “Esse apoio da Prefeitura e das clínicas parceiras é vital para que possamos seguir resgatando, tratando e promovendo adoções responsáveis. Também é uma forma de reforçar a campanha permanente contra os maus-tratos, levando mais consciência à população e garantindo dignidade aos animais que resgatamos. Agradecemos muito esse apoio que teve início na gestão passada e permanece com esta atual”, disse.
O secretário Demósthenes Júnior destacou que o processo de castração está aberto ao público e segue critérios socioeconômicos. Para participar, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e a ficha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Após análise, os casos aptos são encaminhados para atendimento veterinário via Lobo.
“Já realizamos mais de 300 castrações por meio dessa iniciativa, que é uma ferramenta efetiva para reduzir maus-tratos, violência e abandono, além de controlar zoonoses e o crescimento desordenado de animais. Quando a gestão municipal concluir a Unidade Municipal de Castração de Cães e Gatos, em reforma no prédio da antiga Unidade de Saúde Hans Werner, teremos ainda mais capacidade de atender essa causa, reforçando o cuidado com a saúde pública e o bem-estar animal”, afirmou o secretário.
A Ong realiza feiras de adoção para incentivar que os animais encontrem lares definitivos, mas também mantém visitas abertas à sua sede. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com plantões de sobreaviso aos sábados, domingos e feriados. A Lobo está localizada na Rua Jabaquara, 130, Morada Nobre.