
Representando o prefeito Otoniel Teixeira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior, participou, na sexta-feira (15), da cerimônia de entrega de certificados e da simulação prática do curso de capacitação de pilotos agrícolas para combate aéreo a incêndios de campos e florestas. A atividade foi realizada na Fazenda Santa Izabel, na divisa entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
A capacitação é uma iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da ABA Manutenção de Aeronaves, com recursos dos produtores rurais, e contou com a parceria do Prodeagro, Programa Agroplus Bahia, Grupo Franciosi, Abapa, Fundação Bahia, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Governo do Estado. Ao todo, 29 pilotos foram treinados para atuar de forma mais eficiente na prevenção e no enfrentamento aos incêndios florestais que atingem a região no período da seca.
O evento reuniu representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Inema, do Corpo de Bombeiros, da Brigada PrevFogo, além de lideranças do setor agrícola e instituições parceiras.
Durante a cerimônia, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, ressaltou a importância da união entre entidades, produtores e poder público para o enfrentamento dos incêndios. “Essa iniciativa da Aiba e da ABA, com o apoio das instituições parceiras e do Governo do Estado, mostra que o setor agrícola está atuando de forma efetiva em ações de prevenção e combate aos incêndios e pensa em construir uma agricultura cada vez mais sustentável”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior, comemorou a realização da capacitação e reforçou o compromisso constitucional de preservação ambiental. “O artigo 225 da Constituição Federal rege que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Essa iniciativa nos mostra que os produtores rurais estão engajados em fazer sua parte, não esperando apenas pelo poder público”, afirmou.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom/Prefeitura de Barreiras