
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, segue ampliando as ações do Projeto Feira Limpa no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB). No último sábado (16), mais uma etapa foi realizada com foco na conscientização ambiental e no fortalecimento da coleta seletiva.
Durante a ação, foram instalados novos contêineres para o descarte de materiais recicláveis e orgânicos, além da distribuição de kits destinados aos feirantes da zona rural. Os kits incluem bags específicos para resíduos orgânicos, camisetas do projeto e uma cartilha educativa com orientações sobre separação correta dos resíduos, identificação dos materiais recicláveis, legislação ambiental e o funcionamento da coleta no âmbito do projeto.
O momento contou com a participação do vice-prefeito Túlio Viana; do secretário e da subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e Marisa Costa; do subsecretário de Agricultura e Tecnologia, Inácio Macêdo; além das equipes que atuam diariamente no CAB.
Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, o Projeto Feira Limpa é resultado de uma articulação intersetorial entre as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Tecnologia; e Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, com apoio das Centrais Fotovoltaicas Sertão Solar Barreiras e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O objetivo central é consolidar práticas de educação ambiental e aprimorar a gestão de resíduos sólidos da feira livre, por meio da coleta seletiva e da compostagem de resíduos orgânicos.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, destacou a relevância da iniciativa e a expansão do projeto aos agricultores familiares da zona rural. Para ele, com a continuidade dessas ações, o Projeto Feira Limpa se consolida como referência em educação ambiental e gestão de resíduos, reforçando o compromisso da Prefeitura de Barreiras com práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.
“O Feira Limpa além de ser um projeto de coleta seletiva, é também uma mudança de comportamento coletivo. Ao estender essas ações também aos feirantes da zona rural, damos um passo importante para tornar Barreiras uma cidade mais sustentável, onde a responsabilidade ambiental é compartilhada e se traduz em qualidade de vida para toda a população”, afirmou o secretário.