DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA INICIA PERÍCIA PARA INVESTIGAR FURTOS DE CABOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM BARREIRAS


Barreiras vive uma contradição entre avanço tecnológico na iluminação pública e constantes furtos de cabos que comprometem a eficiência do sistema e a segurança pública. Desde janeiro de 2024, a Prefeitura, por meio da Parceria Público-Privada com a concessionária Ilumina Barreiras, executa o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão de iluminação pública da Bahia. O município já substituiu mais de 23 mil lâmpadas, garantindo eficiência energética, redução de custos e mais segurança para a população.


Entretanto, esse progresso vem sendo comprometido pelo furto sistemático de cabos de energia, prática criminosa que desde o início deste ano já causou prejuízo estimado em R$ 400 mil aos cofres públicos. Mais de 12 mil metros de cabos foram subtraídos, principalmente em trechos das BRs 242 e 135. Até agora, 16 pessoas foram detidas em operações policiais, mas os receptadores do material ainda estão sendo investigados.


Nesta terça-feira (9), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) iniciou uma nova etapa de investigação. Peritos realizaram levantamentos em pontos afetados pelos furtos, como a rotatória do bairro Vila Amorim, a BR-135, a Rodoviária Municipal e trechos da BR-242.


Segundo o coordenador do DPT em Barreiras, perito criminal Javan Corsini, o trabalho é decisivo para comprovar a materialidade do crime. “A perícia confirma se o furto realmente ocorreu e dimensiona os danos. Avaliamos tanto os equipamentos danificados para a retirada dos cabos quanto a ausência do material. Com esses elementos, elaboramos um laudo que será entregue à autoridade policial, permitindo avançar na identificação dos responsáveis e coibir novas ações criminosas”, explicou. A equipe contou ainda com a participação do perito criminal Edieliton Paz e do perito técnico Túlio Borges.


A equipe da concessionária Ilumina Barreiras também acompanhou a perícia e destacou os esforços para manter o serviço ativo. “Estamos há três meses enfrentando essa atividade delituosa de furto de cabos e trabalhando para manter a cidade iluminada. Já foram investidos cerca de R$ 400 mil na reposição de material e mão de obra. Utilizamos tecnologia que nos permite identificar automaticamente pontos apagados e estamos substituindo cabos de cobre por alumínio, de menor valor comercial, além de lacrar caixas de passagem. Mas sem medidas eficazes da Justiça para manter os infratores presos e alcançar os receptadores, os prejuízos vão se repetir”, afirmou Allan Pereira, gestor da concessionária. Ao lado dele, estiveram presentes a técnica de manutenção Valdirene Porto e o engenheiro civil Rafael Rodrigues.


O enfrentamento ao problema ganhou reforço em julho, com a sanção da Lei Federal nº 14.811/2025. A norma endurece as penas para furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos que comprometam serviços essenciais, transformando esses delitos em crimes qualificados, com previsão de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa. Para o gestor municipal, além do impacto financeiro, os furtos afetam diretamente a segurança e a mobilidade da população. Vias apagadas aumentam o risco de acidentes de trânsito e de violência, comprometendo os benefícios da iluminação em LED implantada no município.


“Nossa cidade é um case de sucesso no quesito iluminação pública, com reconhecimento a nível nacional após todo o investimento realizado na modernização em LED e emprego de tecnologia. Por isso, estamos envidando todos os esforços junto às forças de segurança para impedir que esses furtos de cabos não comprometam a eficiência da nossa iluminação. A perícia técnica é fundamental para garantir provas que ajudem a identificar e responsabilizar os criminosos, porque manter a cidade iluminada significa garantir segurança e qualidade de vida para a população. Com o apoio da legislação mais rigorosa, da perícia técnica e da integração entre Prefeitura, concessionária e forças policiais, Barreiras busca reverter o cenário e restabelecer o brilho das nossas praças, ruas e avenidas”, destacou o prefeito Otoniel Teixeira.


Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras