A equipe da COPIM – Coordenação de Programas de Imunização de Barreiras, participou de um treinamento promovido pelo CIATox-BA – Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia, voltado ao fortalecimento das ações de toxicovigilância e ao fluxo de distribuição de soros antiveneno no município.
O encontro reuniu profissionais de saúde de todo estado com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre riscos de intoxicações no cotidiano da população, situações relacionadas ao suicídio e, principalmente, sobre o papel da toxicovigilância na redução da morbimortalidade em eventos toxicológicos. Também foram discutidos o Programa Nacional de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos e os desafios atuais da produção de soros antiveneno no Brasil.
Conforme a enfermeira da COPIM, Lívia Teles, no caso de Barreiras, o treinamento foi fundamental para reforçar a importância do fluxo logístico e da correta notificação dos acidentes com animais peçonhentos, já que o abastecimento dos soros no município depende diretamente desse processo. A partir da análise das fichas de notificação, o CIATox envia os soros ao Núcleo Regional de Saúde Oeste/Barreiras, que repassa à COPIM, responsável por abastecer a UPA e o Hospital do Oeste (HO) – únicas unidades habilitadas para utilização, por serem de urgência e emergência.
O treinamento não teve como foco o uso clínico dos soros, mas sim a logística de distribuição e o correto preenchimento das notificações, aspectos indispensáveis para assegurar que as unidades estejam sempre abastecidas e prontas para o atendimento imediato de pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos.
“Esse treinamento amplia nosso entendimento sobre a importância da notificação precisa e do fluxo de distribuição dos soros. Com isso, conseguimos garantir que as unidades estejam sempre abastecidas e preparadas para atender de forma ágil e segura os pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. É um trabalho que salva vidas e reforça a responsabilidade de cada profissional de saúde nesse processo”, afirmou Lívia Teles.
CIATox-BA - Criado em 1980, o CIATox-BA foi o segundo centro implantado no Brasil e hoje integra a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica. Funciona 24 horas por dia, atendendo a serviços de urgência, emergência e atenção básica em todo o estado, oferecendo suporte aos profissionais em casos de intoxicações. A sede está localizada no Anexo do Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador. O atendimento telefônico é feito pelo número 0800 284 4343.
Soros disponibilizados pelo CIATox: AntiBotrópico (cobras jararaca e similares), AntiCrotálico (cascavel), AntiElapídico (cobra coral verdadeira) e AntiEscorpiônico, AntiAracnídico (aranhas).