ILUMINAÇÃO EM MAIS DE 200 POSTES JÁ FOI RESTABELECIDA APÓS FURTOS DE CABOS DEIXAREM VÁRIOS PONTOS ÀS ESCURAS


Barreiras amanheceu no dia 8 de setembro com 371 postes apagados em diferentes pontos da cidade, resultado de mais uma onda de furtos de cabos da rede de iluminação pública. Para conter os prejuízos e garantir a segurança da população, a Prefeitura, por meio da parceria público-privada com a concessionária Ilumina Barreiras, montou uma força-tarefa que já conseguiu restabelecer mais de 200 pontos de luz em apenas uma semana.

Duas equipes operacionais foram formadas exclusivamente para esse trabalho, cada uma com seis profissionais e estrutura pesada de caminhões. Enquanto uma frente atua na reposição dos cabos, a outra se dedica a concretar caixas de passagem, medida que dificulta novos furtos.

Segundo Alan Pereira, gestor da Ilumina Barreiras, o desafio é enorme. “A velocidade dos furtos é muito maior do que a capacidade de reposição. Nossos técnicos precisam escavar e verificar a tubulação para substituir os cabos, o que torna o processo mais lento. Já conseguimos reativar mais de 200 postes, mas ainda restam cerca de 170 pontos apagados, principalmente entre a Rodoviária e a Vila Amorim, que devem ser corrigidos até o fim desta semana”, explicou.

O trabalho de recuperação já passou pelo trecho da Havan até a ponte da BR-242, alcançando a Avenida Ahylon Macêdo até a Rodoviária. A meta é concluir até sexta-feira (19) o trecho que vai até a Vila Amorim, na BR - 135.

Apesar do esforço, novos furtos voltaram a ser registrados. Na noite de segunda-feira (15), cabos foram levados novamente nas proximidades da ponte da BR-242, reacendendo os transtornos. “Somente a sociedade organizada vai conseguir resolver essa situação. É preciso o empenho conjunto das forças policiais no policiamento ostensivo, na investigação, assim como na atuação do judiciário na aplicação das leis penais. A Ilumina Barreiras está fazendo a sua parte, mas sozinha não consegue vencer esse problema”, destacou Pereira.

O prefeito Otoniel Teixeira reforçou que o furto de cabos não é apenas um ataque ao patrimônio público, mas uma ameaça direta à segurança da população. “Manter Barreiras iluminada significa reduzir acidentes, aumentar a sensação de segurança e garantir qualidade de vida. Estamos atuando lado a lado com a concessionária e as forças de segurança para que esses crimes não apaguem o avanço conquistado com a modernização da iluminação em LED. É hora de unir esforços para proteger a nossa cidade”, afirmou.

Desde o início do ano, mais de 12 mil metros de cabos já foram furtados em Barreiras, com prejuízos que ultrapassam R$ 400 mil. Mesmo com a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.811/2025, que endurece as penas para esse tipo de crime, o desafio segue sendo coibir a ação de criminosos e receptadores.

Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras