A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (17), na Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, mais um encontro de formação destinado às equipes gestoras das escolas da rede. A programação foi dividida em dois turnos, sendo pela manhã participaram os diretores e, no período da tarde, os vice-diretores.
O encontro integra o ciclo de capacitações que vem sendo promovido ao longo do ano pela Secretaria de Educação, com o objetivo de fortalecer a gestão escolar e apoiar a implementação de políticas públicas voltadas à aprendizagem. Ao todo, 140 gestores participam do processo formativo, que segue até abril de 2026.
Durante a abertura, o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, destacou a importância da continuidade dessas ações. “Hoje estamos em mais uma etapa de formação continuada, desta vez para os gestores municipais. A Secretaria implementou desde o início do ano, e a cada 15 dias, acontecem essas capacitações. Daremos continuidade até o final do ano e seguiremos no próximo com esse objetivo de ampliar a capacidade de gestão nas nossas escolas”, afirmou.
A diretora pedagógica da rede, professora Aldeci Queiroz, também reforçou o papel estratégico do ciclo de formações. Ao lado do secretário do Conselho Municipal de Educação, Juarez Pinheiro, que também participou da formação dos gestores, a diretora pedagógica ressaltou que com esse processo a Secretaria de Educação de Barreiras reafirma o compromisso de investir na formação contínua das equipes escolares, fortalecendo a qualidade do ensino oferecido aos estudantes da rede municipal.
“Iniciamos hoje em Barreiras o ciclo de formação para gestores e vice-diretores. Esse é um programa do governo federal, em parceria com o governo do Estado, que o município aderiu, com duração até abril de 2026. Nosso objetivo é organizar a proposta curricular da rede, assegurando que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Essas formações permitem que os gestores participem ativamente da construção desse documento, que também é uma exigência das instâncias estadual e federal para consolidar a política pública de alfabetização”, explicou.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom/Prefeitura de Barreiras