Barreiras segue se destacando na execução de políticas públicas voltadas à inclusão social e à qualificação profissional. Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho certificou mais 40 alunos da Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda, no bairro Buritis, que concluíram as oficinas do Programa Acessuas Trabalho. Com essa nova turma, o município atingiu a meta nacional prevista para setembro de 2026, somando 440 alunos formados pelo programa — um dos maiores índices do Brasil.
O Acessuas Trabalho é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvida em Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo de preparar pessoas inscritas no CadÚnico para o ingresso no mercado de trabalho. Voltado para jovens a partir dos 14 anos, o programa estimula o protagonismo e a independência financeira, reduzindo a dependência de benefícios sociais.
Durante a formação, os participantes da nona série da Escola Valdete de Piedade de Holanda participaram de quatro oficinas temáticas: currículo e entrevista; marketing pessoal e profissional; inteligência emocional; e empreendedorismo. Ao final de cada módulo, os estudantes realizaram avaliações, destacando o aprendizado e o impacto do conteúdo em suas perspectivas de futuro.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, destacou o empenho da equipe e o comprometimento dos alunos. “Barreiras está de parabéns. Somos uma das 80 cidades contempladas no país e já atingimos, de forma antecipada, a meta nacional do programa, que estava prevista apenas para setembro do próximo ano. Esse resultado reflete o trabalho sério e integrado da equipe, das escolas e das parcerias que acreditam na formação dos nossos jovens”, ressaltou.
Coordenadora do programa, Sibelle Dourado também comemorou o alcance do objetivo e o impacto das ações junto aos estudantes. “É muito gratificante perceber a evolução deles ao longo das oficinas. O Acessuas Trabalho dá aos jovens um norteamento essencial — ajuda a sonhar e a entender que o futuro depende da educação e do esforço pessoal. As avaliações que recebemos mostram o quanto o programa fez diferença na vida deles”, afirmou.
A cerimônia de certificação contou com a presença da subsecretária de Educação, Edileusa Matutino, da vice-diretora da Escola Valdete de Piedade de Holanda, Ájila Cruz, além das instrutoras parceiras do programa: Fátima Liguori, terapeuta holística do CEFAEE, responsável pela oficina de inteligência emocional, e Delvânia Borges, do Sebrae, ministrante da oficina de empreendedorismo.
O Programa Acessuas Trabalho integra as ações de fortalecimento da política de Assistência Social no município, que tem como foco principal ampliar oportunidades e promover autonomia social e profissional para as famílias atendidas pelos programas sociais.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom / Prefeitura de Barreiras











.png)

.png)