
Desde esta terça-feira (7) até a quinta-feira (9), estudantes dos 5º e 9º anos das escolas municipais de Barreiras participam das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). A atividade, que chega à sua quarta edição, está sendo aplicada em 36 escolas da sede e da zona rural do município.
O SABE é uma avaliação estadual aplicada anualmente pelo Governo da Bahia a estudantes das redes municipal e estadual, com foco no diagnóstico da aprendizagem e no aprimoramento das práticas pedagógicas.
A iniciativa integra o cronograma pedagógico elaborado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem também o objetivo de preparar os alunos para a avaliação nacional — o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) — organizada pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos. O SAEB mede o desempenho da educação básica em todo o país e será realizado entre os dias 20 e 31 de outubro. Durante esses dias, os estudantes terão a oportunidade de testar seus conhecimentos em língua portuguesa e matemática.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz, destacou a importância das duas avaliações. “O SABE e o SAEB são fundamentais para avaliar as taxas de aprovação escolar, a partir das quais é calculado o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador essencial para o planejamento e aprimoramento das políticas educacionais nos municípios”, explicou.
Segundo Aldeci, o SABE é também uma ferramenta estratégica para identificar o desempenho dos estudantes e orientar as ações das escolas. “Estamos acompanhando passo a passo o desenvolvimento dos nossos estudantes, e essas provas ajudam as escolas a sinalizarem os indicadores que precisam melhorar, além de prepararem os alunos para o SAEB. Enfim, a avaliação nos permite visualizar de forma real como os nossos estudantes estão e o quanto a escola pode evoluir”, destacou.
Fonte: Dircom / Prefeitura de Barreiras










.png)

.png)