
Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Otoniel Teixeira, ao lado do vice Túlio Viana, do secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto e do subsecretário, Inácio Macêdo, recepcionou o presidente do Instituto JCO, José Cláudio de Oliveira, na sala de reuniões do gabinete para a assinatura de um importante Acordo de Cooperação Técnica, voltado à promoção da agricultura sustentável e da educação ambiental.
Durante o encontro foi formada a parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, e o Instituto JCO, com o objetivo de implantar o Programa “Horta Sustentável” no município. O programa tem como foco principal a implantação de hortas nas escolas, instituições públicas e comunidades, promovendo a educação ambiental, a melhoria da alimentação e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, busca despertar o interesse pelo cuidado com o meio ambiente, fortalecer a agricultura familiar e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, a parceria tem caráter multidisciplinar e envolverá ações tanto nas escolas quanto nas comunidades rurais.
“Vai ser uma parceria multidisciplinar. A gente vai nas escolas fazer educação ambiental juntamente com o Instituto JCO, levando também para as comunidades rurais cursos e capacitações dentro do programa ‘Capacitar para Produzir’. É um novo modelo de assistência técnica que acreditamos e que já vem dando resultados positivos”, destacou o secretário.
O Instituto JCO será responsável por fornecer produtos biológicos de forma gratuita para utilização no Programa “Horta Sustentável”, contemplando também pequenos produtores rurais. Segundo o presidente do instituto, José Cláudio de Oliveira, a iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da produção sustentável no campo.
“Esse Acordo de Cooperação celebrado hoje tem o objetivo de levar para o campo tecnologias agrícolas mais sustentáveis, com manejo integrado de controle biológico de pragas e doenças. A expectativa é ampliar o uso de produtos biológicos e, com isso, reduzir gradualmente a dependência dos defensivos químicos, contribuindo para uma produção mais equilibrada e segura”, explicou.
A Secretaria de Agricultura e Tecnologia será responsável pela identificação das áreas de implantação das hortas, condução das atividades técnicas, elaboração do cronograma e acompanhamento das ações de campo junto aos participantes do programa.
O prefeito Otoniel Teixeira ressaltou a importância de investir em políticas públicas sustentáveis voltadas para a educação e o meio ambiente. “Essa parceria é mais um passo no compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável, a valorização da agricultura familiar e a formação de uma nova geração mais consciente sobre a importância de cuidar do que produz e do que consome”, destacou o prefeito Otoniel Teixeira.
O vice-prefeito Túlio Viana complementou: “Ao unir tecnologia, educação e sustentabilidade, estamos ampliando o alcance das políticas públicas e fortalecendo o vínculo entre o campo e a cidade, com benefícios diretos para toda a comunidade”, pontuou.
Com o Programa “Horta Sustentável”, Barreiras avança no fortalecimento da agricultura urbana e familiar, unindo esforços públicos e privados em prol de uma cidade mais verde, saudável e consciente. Também participaram da reunião a diretora de Agropecuária, Ingrid Karen, e a engenheira agrônoma Lucy Lopes, Ronimarkes Mota e demais técnicos do Instituto.
Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras