Na tarde desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) promoveu mais uma Agenda Especial com a oferta de Ultrassonografia Mamária voltado para mães atípicas, cujos filhos são acompanhados pelo Centro de Especialidades em Reabilitação (CER II). A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero.
A coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, explicou que a ação foi planejada de forma direcionada, a partir de uma busca ativa das mães que possuíam demandas reprimidas para exames de imagem. “Essas mulheres foram previamente agendadas, acolhidas e participaram de uma roda de conversa sobre autocuidado e prevenção. Muitas vezes, por dedicarem grande parte do tempo aos cuidados dos filhos, acabam deixando de cuidar de si mesmas. Essa ação é para cuidar de quem cuida”, destacou.
Durante a tarde, 20 mães foram atendidas com exames de ultrassonografia mamária. Outras 60 mães já estão agendadas para os próximos dias 22 e 29, quando serão ofertadas ultrassonografias pélvicas e transvaginais, conforme a necessidade de cada paciente. Ao todo, serão três turnos dedicados exclusivamente às mães atípicas, garantindo atendimento humanizado e acesso aos serviços de diagnóstico.
Segundo a coordenadora, o momento foi também de escuta. “Acolhemos essas mulheres, falamos sobre o Outubro Rosa e reforçamos a importância do cuidado preventivo. É uma ação que simboliza o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em promover saúde e bem-estar, especialmente para esse público que enfrenta tantos desafios no dia a dia”, completou Emanuela.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção da saúde da mulher e a inclusão, oferecendo acolhimento e atenção integral às mães que dedicam suas vidas ao cuidado dos filhos com deficiência ou necessidades especiais.