
A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da coordenação da UPA Clarice Borges, tranquiliza a população sobre o episódio registrado na madrugada de sábado (22), quando uma jovem entrou na unidade em crise e portando uma faca. Ao contrário do que foi divulgado por um site local, não houve pânico nem falta de segurança no local. A paciente, em situação de surto, foi contida pela Guarda Civil Municipal, deixando a unidade em seguida e mais tarde, foi localizada pela equipe do SAMU e encaminhada para atendimento psiquiátrico no Hospital Municipal Eurico Dutra.
A jovem, que completou a maioridade em novembro, possui histórico de comorbidades psiquiátricas, além de múltiplas tentativas de autoagressão. Desde janeiro, ela registra diversas entradas em unidades de saúde do município, muitas vezes deixando o atendimento antes da finalização, em episódios de evasão.
Segundo a coordenação da UPA, não houve agressões contra servidores ou usuários e o efetivo da GCM de Barreiras atua diariamente contribuindo para a integridade dos profissionais, no acolhimento dos pacientes e na proteção do patrimônio público.
A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito reforça que mais de 170 Guardas Civis Municipais atuam em Barreiras em ações de apoio às unidades de saúde, defesa civil, preservação ambiental e demais serviços comunitários. A atuação é contínua e ocorre tanto na área externa quanto interna das unidades, conforme as necessidades operacionais de cada demanda.
A coordenação da Upa destaca ainda que a unidade segue ampliando ações integradas com a rede de atenção psicossocial do município, buscando garantir atendimento adequado e prevenção de novos episódios.
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras










.png)

.png)