.jpg)
Barreiras (BA), 8 de novembro de 2025 – As chuvas já estão fortes em municípios do Oeste da Bahia, como Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa, e devem se intensificar a partir deste domingo (9), segundo alerta do Climatempo. A previsão indica aumento da instabilidade climática, com acumulados de chuva de até 30 mm e rajadas de vento que podem atingir 50 km/h.
Diante desse cenário, que exige atenção redobrada à segurança da população e à continuidade dos serviços essenciais, a Neoenergia Coelba ampliou o número de equipes em campo neste fim de semana, para agilizar o atendimento a possíveis ocorrências. O Centro de Operações Integradas também está em regime de plantão reforçado, 24 horas, com técnicos, engenheiros e eletricistas monitorando o sistema elétrico em tempo real.
Tecnologia e atuação integrada para enfrentar os efeitos das chuvas
Entre as ações estratégicas, a distribuidora conta com tecnologias de automação que permitem a recomposição remota do fornecimento de energia de forma rápida e, em muitos casos, automática - reduzindo a necessidade de deslocamento de equipes. A empresa também deu início ao plano de contingência climática, que contempla ações específicas para o Centro de Operações, em Salvador, e o posicionamento de equipes e materiais em pontos estratégicos.
O plano inclui ainda a priorização de atendimentos a serviços essenciais, como hospitais, escolas, unidades de segurança pública e clientes que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência.
Dicas de segurança durante o período de chuvas
Para garantir a segurança da população, a Neoenergia Coelba orienta:
Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Neoenergia Coelba pelo número 116.
Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para os Bombeiros (193).
Procure abrigo em locais seguros, longe de janelas, portas metálicas e árvores. Evite áreas abertas durante tempestades.
Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos.
Não realize serviços externos ou em telhados durante chuvas, como instalação ou manutenção de antenas.
Em caso de alagamentos, desligue o disjuntor geral da residência.
Caso precise de atendimento, a Neoenergia Coelba orienta que o cliente entre em contato pelos canais oficiais:
Caso precise de atendimento, a Neoenergia Coelba orienta que o cliente entre em contato pelos canais oficiais:
Central telefônica gratuita: 116
WhatsApp: (71) 3370-6350
Aplicativo Neoenergia SA (disponível para Android e iOS)
Site: www.neoenergia.com
WhatsApp: (71) 3370-6350
Aplicativo Neoenergia SA (disponível para Android e iOS)
Site: www.neoenergia.com
Fonte: Assessoria / Coelba










.png)

.png)