Nesta terça-feira (2), Barreiras realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, uma das etapas obrigatórias para a certificação do município no ciclo 2025–2028. O encontro reuniu gestores, estudantes, instituições, representantes da sociedade civil, além de crianças e adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que funciona com reuniões quinzenais no CRAS V. Também estiveram presentes, ao lado da secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, a subsecretária da pasta e articuladora do Selo, Maritânia Gonçalves, a secretária de Saúde, Larissa Barbosa, o secretário de Cultura e Turismo, Gulla, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Meire Prado e a vereadora Delmah Pedra.
O Fórum é um momento de planejamento coletivo, diálogo e escuta ativa, no qual a comunidade analisa a situação de crianças e adolescentes, identifica desafios e contribui com propostas para o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme metodologia orientada pelo UNICEF. “Esse é um compromisso firmado pelo prefeito Otoniel Teixeira, que assumiu a adesão ao Selo UNICEF e reforçou que Barreiras deve garantir todos os direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos seguindo todas as prerrogativas estabelecidas para que, ao final de 2028, o município seja certificado mais uma vez. Esse trabalho envolve dedicação, organização e responsabilidade intersetorial, porque cada resultado depende da atuação conjunta das nossas secretarias”, afirmou a secretária Ivanete Bastos.
A subsecretária e articuladora municipal do Selo, explicou o andamento das metas e reforçou a importância da articulação entre as diferentes pastas. “Já fizemos a adesão, participamos das capacitações e estamos avançando na elaboração do Plano de Ação. O Selo UNICEF exige um trabalho integrado entre Assistência Social, Educação, Saúde, Meio Ambiente e todas as secretarias que têm impacto direto na vida de crianças e adolescentes. Somos monitorados de forma constante, precisamos alcançar pontos e comprovar avanços para atingir os resultados sistêmicos até 2028. Essa certificação contribui inclusive para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alinhando Barreiras a uma agenda global de desenvolvimento até 2030”, ressaltou Maritânia
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Meire Prado, destacou a importância da participação social no processo. “Os Fóruns são essenciais porque permitem que a própria comunidade valide as ações e participe das decisões. O Selo UNICEF nos orienta a olhar para a equidade, para a proteção e para a inclusão, garantindo que nenhuma criança ou adolescente fique para trás. É um trabalho coletivo e muito necessário para o futuro do nosso município”, pontuou.
O encontro também contou com apresentações culturais de estudantes do Colégio Padre Vieira e da cantata de Natal realizada pelo grupo Maluco Beleza, do CAPS.
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras











.png)

.png)