ENCONTRO DE ACOLHIMENTO TERAPÊUTICO REÚNE NOVOS PACIENTES DO PROGRAMA DE FIBROMIALGIA DE BARREIRAS


A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quinta-feira (18) o Encontro de Acolhimento Terapêutico dos novos pacientes do Programa HumanizaDor de Fibromialgia, iniciativa que integra a Linha de Prevenção e Cuidado da Pessoa com Fibromialgia, política pública implantada no município e reconhecida nacionalmente como experiência exitosa. O encontro reuniu 149 novos pacientes, em sua maioria mulheres, que passam a ser acompanhados pela rede municipal de saúde após o reordenamento do cuidado voltado à fibromialgia.

Segundo o coordenador do programa, Bruno Ramos, o acolhimento terapêutico é um reflexo direto da política pública implantada no município. “Esse encontro é fruto do reordenamento do cuidado a partir da Linha de Prevenção e Cuidado da Pessoa com Fibromialgia de Barreiras, que organiza uma rede assistencial onde a Atenção Primária à Saúde passa a ser a grande referência no diagnóstico precoce e no manejo humanizado da fibromialgia”, destacou.

A partir da implantação da linha de cuidado, Barreiras passou a adotar um modelo baseado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 2019 orienta que a fibromialgia seja manejada prioritariamente na Atenção Primária por profissionais capacitados. Com isso, o município conseguiu reduzir significativamente o tempo de diagnóstico, que antes chegava a uma média estimada de seis anos e meio, para até seis meses.

“Hoje, o diagnóstico é realizado pelos médicos das Unidades de Saúde da Família, de forma mais assertiva, precoce e humanizada, com o envolvimento de toda a equipe — médicos, enfermeiros, agentes comunitários, dentistas e até o administrativo — no cuidado com o paciente em sofrimento”, reforçou Bruno. “O Programa HumanizaDor de Fibromialgia é uma das peças centrais dessa rede assistencial e tem como foco o tratamento não medicamentoso, fortalecendo o cuidado integral e humanizado”, destaca.

Para a secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, a iniciativa representa um avanço importante na gestão do SUS em Barreiras. “Essa política é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Ufob, construída a partir de estudos científicos que avaliaram a viabilidade e a resolutividade desse modelo. É uma solução inovadora, reconhecida pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde como uma experiência exitosa”, afirmou.

Neste mês de dezembro, representantes dessas instituições estiveram em Barreiras para conhecer de perto a experiência, e em janeiro o município receberá uma comitiva nacional de gestores de saúde, que virão acompanhar na prática o funcionamento da rede e o modelo de cuidado adotado.

Com a reorganização da assistência, a fila de espera vem sendo reduzida de forma significativa. “Esses pacientes estavam aguardando há muito tempo por atendimento especializado. Hoje, conseguimos diminuir esse sofrimento e oferecer um cuidado mais rápido, resolutivo e humano”, concluiu Larissa Barbosa.

Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras