
A secretária municipal de Saúde de Barreiras, Larissa Barbosa, está em Presidente Prudente (SP) participando, desde esta quarta-feira (14), de uma agenda nacional de apresentações promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde o município apresenta a Linha de Cuidado da Pessoa com Fibromialgia, experiência selecionada entre quase 500 iniciativas inscritas em todo o país. A programação segue até sexta-feira, (16).
A participação de Barreiras é um desdobramento do projeto Colabora APS, cuja abertura ocorreu no Rio de Janeiro, quando o município foi convidado a compartilhar sua experiência exitosa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, a iniciativa ganhou projeção nacional e passou a integrar um processo contínuo de intercâmbio e cooperação técnica entre municípios brasileiros.
Em novembro de 2025, Barreiras recebeu a visita do médico sanitarista, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e agente de cooperação da Fiocruz, Dr. Leandro Domingues Barretto, que conheceu de perto a Rede de Atenção à Fibromialgia e o Programa HumanizaDor. As iniciativas foram selecionadas entre as 29 experiências mais inovadoras da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, a partir de uma chamada pública que reuniu 472 propostas de 14 estados, consolidando o município como referência nacional no cuidado biopsicossocial, integrado e humanizado às pessoas com fibromialgia.
Em Presidente Prudente, a secretária Larissa Barbosa está acompanhada da médica Jheiny Glier, que atua na Unidade de Saúde do Riachinho. A equipe de Barreiras vem apresentando o modelo para gestores e profissionais de saúde, além de reuniões técnicas com a Secretaria Municipal de Saúde local. Todas as despesas de deslocamento e estadia da comitiva estão sendo custeadas pela Fiocruz.
A principal inovação apresentada por Barreiras está na descentralização do cuidado da fibromialgia, que deixou de ser concentrado na Atenção Secundária e passou a ser estruturado na Atenção Primária à Saúde. A partir da capacitação de agentes comunitários, enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas, o município implantou a busca ativa, o diagnóstico inicial e o acompanhamento contínuo diretamente nas unidades básicas de saúde. Os pacientes são encaminhados de forma gradativa ao Programa HumanizaDor, onde têm acesso, de forma opcional e conforme adesão individual, às terapias não medicamentosas.
No final de janeiro, Barreiras receberá profissionais de diversas cidades do país, que virão conhecer de perto toda a rede de atendimento, desde o cuidado inicial nas unidades de saúde até o funcionamento do Programa HumanizaDor, reforçando o reconhecimento do município como referência nacional na atenção à fibromialgia.
No final de janeiro, Barreiras receberá profissionais de diversas cidades do país, que virão conhecer de perto toda a rede de atendimento, desde o cuidado inicial nas unidades de saúde até o funcionamento do Programa HumanizaDor, reforçando o reconhecimento do município como referência nacional na atenção à fibromialgia.
“Levar o nome de Barreiras para um espaço como esse, mostrando uma experiência construída dentro do SUS, é motivo de orgulho. Hoje, mais de 300 pacientes já estão sendo acompanhados dentro do Programa HumanizaDor, mas é fundamental destacar que o vínculo e o acompanhamento contínuo do paciente acontecem, prioritariamente, na Atenção Primária à Saúde. O grande objetivo desse trabalho sempre foi a descentralização do cuidado. A Atenção Primária assume o protagonismo nessa condição, e o programa funciona como um apoio complementar, respeitando a condição clínica e a adesão de cada paciente. É um trabalho coletivo, e faço questão de agradecer ao coordenador Bruno Ramos e a todos os profissionais que constroem essa rede diariamente”, afirmou a secretária Larissa Barbosa.
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras












.png)

.png)