
A Prefeitura de Barreiras, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Segurança Cidadã e Trânsito, realizou nesta terça-feira (27), no Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST), uma reunião com representantes das forças de segurança para alinhar o planejamento operacional da celebração do dia 2 de fevereiro, data dedicada a Iemanjá e Oxum no município.
O encontro teve como foco a definição da estrutura de segurança, ordenamento do trânsito e apoio logístico para garantir a tranquilidade dos participantes durante toda a programação, que acontece às margens do Rio Grande e reúne terreiros, grupos culturais e a comunidade em geral. Durante a reunião, foram discutidos pontos estratégicos como a segurança aquática durante o cortejo fluvial, o controle do fluxo de veículos nas imediações do Cais, o apoio às atividades culturais e religiosas e o acompanhamento preventivo ao longo de todo o dia.
Participaram da reunião o secretário ten. cel. Fábio Santana, subsecretário José Luiz Brito, também as turismólogas Ana Rita Cathalá e Paloma Dantas, comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira e o subcomandante Barbosa; diretor da Cootrans, Rondineli Carvalho; e ainda o capitão do Corpo de Bombeiros, Cleber Moreira; o capitão da Polícia Militar Marcelo Ribeiro, o aspirante Daniel Dantas, e demais integrantes do Corpo de Bombeiros Militar.
“O planejamento antecipado e a atuação integrada das forças de segurança são fundamentais para assegurar um evento tranquilo. Alinhamos estratégias de ordenamento do trânsito, segurança aquática e apoio operacional para que a população possa participar das atividades com segurança do início ao fim da programação”, destacou Fábio Santana.
A programação da Festa de Iemanjá e Oxum neste ano terá início às 6h, com a alvorada e a participação de terreiros. À tarde, a partir das 15h30, ocorre a concentração dos terreiros no Cais, seguida da Feira de Artesanato do Coletivo Saravaxé. Às 17h30, está previsto o cortejo fluvial pelas águas do Rio Grande, seguido, às 18h30, da grande gira com todos os terreiros.
A programação cultural acontece a partir das 19h30, com rodas de capoeira dos grupos Dendê, Estrela e Mestre Zé Maria, além do Arrastão do Chef Ely com o tema “É disso que tô falando” e apresentações artísticas. Conforme Ana Rita Cathalá, a atuação conjunta entre os órgãos é fundamental para assegurar que a celebração ocorra de forma organizada, respeitosa e segura, preservando o caráter cultural e religioso do evento, que já faz parte do calendário cultural de Barreiras.
“A celebração de Iemanjá e Oxum é um momento de expressão cultural, religiosa e de pertencimento da nossa comunidade. Nosso cuidado é garantir que todas as atividades aconteçam com organização, respeito às tradições e segurança para os participantes, fortalecendo esse evento que já integra o calendário cultural de Barreiras, e é uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas da Capital do Oeste”, pontuou a turismóloga.
Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras









.png)

.png)