PLANTIO DE MUDAS NO PARQUE NATURAL ENGENHEIRO GERALDO ROCHA ENCERRA AÇÃO DO JANEIRO BRANCO EM BARREIRAS


Encerrando à programação do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental e emocional, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou, na última sexta-feira (23), uma ação integrada no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha. A atividade, que envolveu o plantio de mudas, reuniu usuários dos Caps II e Caps AD II, familiares, profissionais da rede municipal de saúde e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Com o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, a campanha no município teve início no dia 19 de janeiro com uma série de atividades educativas, terapêuticas e de orientação à população, fortalecendo a política de cuidado em saúde mental. O plantio foi realizado de forma intersetorial pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que disponibilizou mudas de espécies nativas do Cerrado, além de apoio técnico sob a coordenação da engenheira agrônoma Amanda Cavalcante.

Durante a atividade, também foram realizadas orientações ambientais, dinâmicas educativas e ações voltadas à conservação e recuperação ambiental. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental de Barreiras, Denny Samper, a iniciativa vai além da educação ambiental. “O plantio e o cuidado com as plantas configuram uma terapia ocupacional natural, que contribui significativamente para a redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos, além de estimular o senso de responsabilidade e o autocuidado”, destacou.


O contato direto com a terra e o cultivo das mudas promovem bem-estar, favorecem a socialização, elevam a autoestima e auxiliam no estímulo da coordenação motora, da concentração e da melhoria do humor. O plantio foi realizado em área de preservação permanente do parque, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, a participação da pasta na ação reforça o papel do parque como espaço de integração entre saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

“Essas iniciativas unem cuidado em saúde mental, sustentabilidade e inclusão social. Elas dialogam diretamente com os objetivos do Parque Natural, que são a preservação dos ecossistemas naturais, especialmente da mata ciliar do Rio Grande, a conservação da biodiversidade e a promoção da educação ambiental, do lazer e do turismo ecológico, reforçando também a importância das práticas integrativas, fortalece vínculos comunitários, promove hábitos saudáveis e amplia essa inclusão social e ambiental dos usuários da rede municipal”, ressaltou.

Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras